O Trabalho e a sua missão

Comentários


Uma funcionária da rede de fast-food Subway, em Worcestershire, na Inglaterra, publicou no Instagram e no Twitter uma foto com as suas meias e luvas secando no forno da loja (Funcionária da Subway seca meias no forno). Essa notícia me fez refletir sobre o papel do trabalho em nossas vidas.


Por que trabalhamos?


Existem diversas razões para se trabalhar... Depende de fatores como Quanto dinheiro você ganha, onde você mora, quantos filhos você tem. No mundo do trabalho existem os altos padrões da sociedade para o sucesso. Assim nós trabalhamos duro, nós nos esforçamos para ser o melhor, para ter o melhor e oferecer o melhor. Ou simplesmente desistimos e tomamos atitudes que buscam chamar atenção para nossa frustração como fez a funcionária da notícia acima.


A maioria de nós quer encontrar alguma felicidade nesta jornada contínua que é a vida - até o dia em que nos perguntamos: "Por que eu trabalho tanto? Será que a resposta nos deixará mais felizes?".

Quem trabalha só com o objetivo de ficar rico ou pelo poder, geralmente não encontra razões suficientes para permanecer em sua busca em meio às dificuldades que irão aparecer. Muito antes de chegar lá, já ficará desgastado com a turbulenta jornada. Além de outros acabarem perdendo a sua essência e se conformando com uma vida medíocre.



Pensar em si sempre é puro egoísmo. Aquele que entra em um empreendimento ou em uma carreira pensando apenas no dinheiro ou lucro fácil, pode até conseguir, mas não semeará prosperidade.

Causa e efeito...

Quem planta egoísmo, colherá egoísmo.

Se o motivo é apenas ganhar dinheiro, é apenas vender a si próprio. Isto sim é perder a alma. Isto é o mesmo que a prostituição. Esta pessoa desconhece o valor do trabalho como realização humana.

Não podemos mais deixar chantagem do salário manipular nossas vidas. Devemos buscar uma vocação que expressa os nossos valores e se encaixam as nossas necessidades. Trabalhado por tanto tempo em empregos que "tem que ser feito" ao invés de trabalhar naquilo que queremos e precisamos fazer para transformar o mundo.


O significado do termo “trabalho

Durante a maior parte da história humana, os povos trabalharam muito diferente do que fazemos atualmente. Geralmente em casa, no meio da família, da comunidade, e da natureza. Onde tudo era mais próximo.

No ocidente, a palavra trabalho vem de “tripaline” (tortura). Neste contexto, trabalhar para si é se torturar pra receber dinheiro. Nada de bom pode sair deste sentimento. Apenas dor e sofrimento vem da tortura. Apenas atitudes egoísticas e que semeiam mais sofrimento.

Após a revolução industrial que tomou conta na Inglaterra do século 18, as primeiras gerações de trabalhadores das fábricas sentiram que o trabalho assalariado era humilhante e indigno. Irritados por terem sido expulsos de seu trabalho tradicional na terra ou no artesanato, aplicaram a palavra trabalho (tortura, sofrimento) para o trabalho de fábrica como uma forma de expressar o seu desgosto.



Podemos criar riquezas através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização, novas ideias que vão beneficiar toda a humanidade.

Na língua japonesa, a palavra trabalho é expressa pelo ideograma “hataraku - 働く” (oferecer conforto aos outros). O trabalho nesta perspectiva é proporcionar bem-estar às pessoas. É se comprometer totalmente para o benefício das pessoas. É dedicar energia e tempo  para  melhorar a vida dos outros.

É preciso antes de tudo ter a capacidade de construir um senso de missão e causa em sua vida.

O sucesso no trabalho é...

É servir a humanidade.
Nossos trabalhos e empreendimentos que solucionam os problemas dos outros.
Onde Manifestamos nossa prosperidade, nossa grandeza de espírito. 



Nós trabalhamos, porque nós nos esforçamos para o sucesso. Mas quando entendemos o que o sucesso realmente significa para nós como indivíduos, e não como fomos influenciados por outros, podemos deixar de lado o "trabalho duro e o sofrimento" que é uma atitude de vida que o define como ruim, e abraçar a liberdade de trabalhar tão duro como nós queremos.