Pular para o conteúdo principal

A roda da Abundância de Lair Ribeiro

Lair Ribeiro é um autor e palestrante motivacional muito interessante. Ele antecipou e trouxe muitos conhecimentos sobre desenvolvimento pessoal. Um dos saberes que ele traduziu o conceito de Roda da Abundância.

Este vídeo é muito interessante e recomendo que assista quando estiver numa maré baixa financeira.

Geralmente vemos pessoas que se encontram insatisfeitas com a vida que levam, jogando a culpa de seu mal - estar no Universo, no governo, na política econômica, na escola... Sempre encontrando culpados.
Essas pessoas estão com o mindset errado, ou seja, a configuração mental e seus modelos estão no caminho do fracasso. No jogo da vida, para um ganhar o outro não precisa perder. o Universo é abundante. Infinito. 
Imagine que a abundância do Universo depende de uma roda e que essa roda gira em torno de dois verbos de ação: dar e receber.
O modo como as pessoas se comportam em relação ao doar e receber determina em grande parte aquilo que elas são, financeiramente falando. São seus pensamentos que determinam suas atitudes, seus comportamentos e suas ações. 

Você é hoje o que pensou no passado. Você será amanhã o que pensa hoje

O quadrante da abundância financeira tem dois lados: o doar e o receber. Relativamente a esses lados, existem quatro tipos de pessoas:
•    SOBERBAS – Têm problemas em receber. São capazes de prestar favores a outros, mas não gostam de receber favores de ninguém. São orgulhosas e passa a mensagem que não precisa de nada do Universo e das pessoas. Ela receberá pouco do Universo e das pessoas.
•    EGOÍSTAS – Sabem receber, mas não querem doar. Só querem o ‘venha-a-nós’… Assim, elas não manisfestam ao Universo e às pessoas que não vão oferecer nada.
•    ESTÉREIS – Não querem dar nem receber. São os eremitas financeiros.
•    PRÓSPERAS – Tanto doam quanto recebem. São capazes de gerar prosperidade para si e para aqueles com quem se relacionam. Infelizmente, são poucas as pessoas desse tipo.

Qual delas você é?
O quadrante abaixo resume isso:

Os quatro verbos a serem conjugados. Cada quadrante da roda da abundância corresponde a uma atitude: declarar, solicitar, arriscar e agradecer. A prática contínua dessas formas de ação gera um padrão de energia que nos sintoniza com a abundância universal e permite que ela flua até nós.

Declare Ao Universo o que deseja.

Só declara alguma coisa quem tem autoridade para isso. Quando uma declaração é feita por quem tem autoridade, ela define uma realidade. Porque nós somos seres que utilizam a linguagem para definir as coisas e, assim, definimos nossos destinos.
Você não declara que sua amiga e o namorado dela estão casados perante a lei, a menos que seja um juiz ou sacerdote com autoridade para realizar a cerimônia. 

Mas se uma autoridade os declara marido e mulher e, no instante seguinte, um deles muda de ideia, só mesmo o divórcio para reverter a situação, pois a declaração do juiz mudou a realidade jurídica do casal.
Use a autoridade que você tem sobre a sua vida para criar a sua realidade. O Universo reconhece e respeita o livre-arbítrio humano, que reflete a autoridade de cada um para decidir sobre a própria vida.

Use as Afirmações poderosas para se auto-influenciar e influenciar o Universo

Quando passa a ter certeza da sua autoridade sobre si mesmo, você aprende a declarar, e quando aprende isso, descobre o segredo das afirmações: usar a própria autoridade sobre si mesmo para se auto-influenciar.

Exemplos de Afirmações Poderosas:

  • Eu sou a força criadora da minha vida. Eu sou responsável por criar a minha própria riqueza.
  • Eu tenho uma mente Milionária. Eu sou responsável pela minha riqueza.
  • Eu sou o resultado dos meus pensamentos. (Pensamentos de qualidade produzem resultados de qualidade)
  • Eu sou competente para fazer a roda da abundância girar mais rapidamente na minha vida.
  • Eu sou um ser abundante e próspero que vive em um universo potencialmente abundante e próspero. A falta de dinheiro, caso exista, é questão temporária.
  • Eu sou os meus pensamentos em ação. O dinheiro que tenho no banco ou aplicado em outros investimentos é proporcional à qualidade dos meus pensamentos.
  • Eu mereço o melhor da vida. Eu mereço uma vida abundante. Eu tenho a mente milionária.

Solicitar

Pedir é fundamental. Dizia o profeta de Nazaré: "Pedi e vos será dado!". Se não pedimos, como esperamos receber alguma coisa? Isso é verdadeiro em relação a tudo na vida. 

Você quer um táxi para ir ao shopping ver um filme. Então, o que faz? Se ficar parado na rua sem levantar a mão ou pedir um táxi pelo telefone, o que vai acontecer?

A simplicidade do exemplo não reduz o alcance da verdade exemplificada. Vivemos de acordo com leis universais. Tudo o que se aplica à Terra também se aplica em relação aos Planos Superiores. 

Se você chegar à lanchonete e pedir um sanduíche de queijo branco com presunto no pão francês, vai recebê-lo da forma como pediu, desde que tenha sido claro ao fazer o pedido. Mas se você chegar à lanchonete e pedir um sanduíche igual ao que foi servido na mesa ao lado da sua, estará correndo o risco de receber algo de que não gosta, como um sanduíche de salame com mostarda no pão sírio, por exemplo.

A nossa Mente e o Universo precisam de um mapa bem preciso do destino a ser traçado na vida. Você é um capitão de seu navio. Se não der boas indicações, irá para onde não deseja.

Arriscar


Arriscar é vencer o medo. Assumir riscos é ousar e, antes de mais nada, confiar! Confiar no Universo e em si mesmo. A maioria das pessoas não tem medo de andar, pois não querem cair. Mas se o bebê não arrisca-se, nunca teria aprendido a andar.

Pessoas que ficaram paraplégicas, mesmo após muitas sessões de fisioterapia, sentem medo. Se elas não se arriscam a dar os primeiros passos, poderão nunca sair da cadeira de rodas. Talvez, até, nem o consigam; mas, se não arriscar, nunca saberão.

Quando você se arrisca e confia, o Universo aplaude e retribui.

Você está a um passo da vitória

É nesse “um passo” que se encontra o risco. Quem se aventura a dar esse passo pode ter tudo ou nada. E a coragem para se arriscar? Onde encontrá-la?

Imagine que nós dois subimos ao último andar de um prédio de 50 andares. Lá no alto, eu coloco uma tábua de dois palmos de largura da janela do andar em que nos encontramos à janela do prédio em frente. Eu peço-lhe que passe de um prédio para o outro. — Você se arriscaria?

Agora, imagine a mesma situação. Porém, na janela do prédio em frente encontra-se um seqüestrador com uma arma apontada para a cabeça da sua mãe, dizendo que só a deixará viva se você lhe entregar o dinheiro do resgate pela janela. — O que você faria?
Ninguém se arrisca em troca de nada. Os riscos dependem sempre do que você tiver a ganhar, e isso é muito relativo.

Cada vez que confiamos, nos arriscamos e nos saímos vitoriosos, ganhamos algo além do que estava envolvido no risco. Independentemente do que estiver em jogo, ganhamos autoconfiança que, nos impulsiona cada vez mais para frente, levando-nos a vencer obstáculos e ousar mais e mais.

Agradecer


A gratidão é a mãe de todas as virtudes é como o sistema de realimentação de um processo cibernético. Ao colocar 21ºC no controle de um aparelho de ar-condicionado, você coloca inteligência em uma máquina. Sempre que a temperatura ultrapassar os 21ºC na sala onde estiver o ar-condicionado, este iniciará o processo de resfriamento; e sempre que a temperatura da sala cair abaixo dos 21ºC, este irá interromper o processo de resfriamento, mantendo a sala na temperatura determinada.

A temperatura da sala é a realimentação (feedback) para o bom funcionamento do ar-condicionado. E a gratidão é a realimentação para continuarmos recebendo aquilo que nos deixa satisfeitos.

É comum ouvirmos as pessoas dizerem que não conseguiram o que queriam ou que perderam o que tinham. Raramente as escutamos dizer que gostariam de ter determinada coisa e a conseguiram ou que não gostariam de outra e, realmente, não a têm…

Se você quer mais daquilo de que gosta, agradeça mais por aquilo que tem. E aprecie aquilo que você tem para obter aquilo que quer!

Quando a roda da abundância é impulsionada pelos atos de declarar (declarações têm o poder de mudar a realidade se feitas com autoridade), solicitar (só recebe quem solicita) e arriscar (quem arrisca, confia, e é retribuído por isso), ela está girando a seu favor. E, quando a roda gira a seu favor, você não precisa mais fazer tanto esforço, pois o movimento se torna natural. Certo?

— Quase certo! Falta fazer a sua parte e agradecer ao Universo.

Você gosta muito de alguém e lhe dá um presente. A pessoa recebe o presente, guarda e não fala nada. Você dá outro presente e, igualmente, a pessoa guarda sem falar nada. Você repete o gesto amável mais uma vez e, novamente, não tem qualquer manifestação da pessoa. O que você faz? Pára de dar presentes para aquela pessoa. Ou pior: recusa-se a continuar sendo gentil para com ela e a prestar-lhe qualquer favor, por menor que seja.


Dê um retorno ao Universo!

Agradeça. 

Diga que “gostou do presente” e manifeste gratidão por tudo o que você quer e tem recebido, e por tudo o que você não deseja e não tem recebido.

Em resumo é a Roda da Abundância:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo do Livro Ultralearning: Acelere sua carreira, domine habilidades difíceis e vença a concorrência

  Os 9 princípios dos Ultra aprendedores de Scott Young Como você se sente quando vê histórias de pessoas que aprenderam o básico de um idioma em um mês, que se formaram na metade do tempo ou que conseguiram decorar uma quantidade impressionante de informações?  Você se sente diminuído por não ter essa capacidade?  Sente inveja desses cérebros geniais?  Sente que isso é impossível e deve haver algum truque por trás dessas histórias? Saiba que você é capaz de ter conquistas parecidas. Você é capaz de aprender de modo acelerado e de usar o seu cérebro de um jeito muito mais eficiente, mesmo que acredite que não nasceu com a inteligência necessária.  Tudo o que você tem que fazer é seguir alguns princípios que essas pessoas também seguiram.  Se você aprender a aprender como elas, você vai dar um salto impressionante na sua forma  Veremos nove princípios de aprendizado acelerado descritos detalhadamente no livro "Ultralearning: Acelere sua carreira, domine habilidades difíceis e vença

Como Criar um Mastermind (A Mente Mestra) para ter Sucesso e Enriquecer

Aprenda Como criar e liderar um grupo de Mastermind para Gerar Riqueza em sua Vida Eu não conheço ninguém que tenha se tornado extraordinariamente bem-sucedido que não tenha utilizado o princípio do grupo idealizador Mastermind . Se você é um pequeno empresário, um buscador de crescimento pessoal, um consultor, um trabalhador free-lance, um corretor imobiliário, um artista ou um funcionário da empresa, você pode se beneficiar de fazer parte de um grupo Mastermind . O que é um Grupo de Mastermind? Há sinergia de energia, compromisso e entusiasmo que os participantes trazem para um grupo idealizador. A beleza de Grupos Mastermind é que os participantes elevar a fasquia, desafiando uns aos outros para criar e implementar objetivos, debater idéias, e apoiar uns aos outros com total honestidade, respeito e compaixão. Mastermind participantes agem como catalisadores para o crescimento, advogados do diabo e colegas de apoio. O conceito do Grupo Mastermind foi formalmente in