Pular para o conteúdo principal

Pais Inteligentes Educam seus Filhos no Dia das Crianças


Todos os anos o Dia das Crianças é uma data comemorada por várias famílias. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) escolheu o dia 20 de novembro para homenagear as crianças, já que, nessa data em 1959 ele oficializou a Declaração dos Direitos da Criança.

No Brasil, 12 de outubro é o dia das Crianças desde 1923. Levou algum tempo para que essa data se popularizasse por aqui. Somente em 1955, como resultado de uma campanha de marketing da indústria de brinquedos Estrela a data começou a ganhar peso.

Após essa iniciativa, outros empresários do mesmo setor lançaram a “semana da criança” com o propósito de alavancar as vendas de produtos infantis. De lá para cá, todos nós sabemos que se trata de uma data onde o mercado se aquece, muitos pais ficam perdidos e endividados. Isso por que a cada ano as exigências de nossos pequenos têm ficado mais sofisticadas e caras.



Nesta data é importante considerar qual a postura de Casais Inteligentes quanto à educação de seus filhos. É importante repensar o Dia das Crianças e propor um momento diferente com os filhos. Quem aceita o desafio de inovar e utilizar a data para ensinar seus filhos?

Essa é uma ótima oportunidade para pensarmos na nossa relação com os filhos, sobre a necessidade criada em torno dos presentes e os desejos reais. A expectativa das crianças acaba sendo alta devido à avalanche de estímulos para o consumo que são direcionados para ela.

Assim, eu pergunto para vocês (casais inteligentes que enriquecem juntos):
  • Isso faz bem?
  • Comprar um presente só porque todo mundo compra é educar financeiramente?
  • O que está em jogo nessa data comemorativa?
  • Qual o limite estabelecido?
  • Existe limite estabelecido?
  • Como constituir um modelo diferente para minha família?

Algumas sugestões são interessantes para fugir do simples comprar um brinquedo novo. Nessa época as crianças ficam perdidas no meio de tantas propagandas (que aumentam demais durante a programação diária dos canais) e das lojas abarrotadas de opções de presentes.


Crie um clima favorável para que o presente ganhe outro sentido. Comece a pensar em alternativas para deixar de lado a compra e inove: conte sobre o motivo do dia das crianças e de como essa data se transformou em somente no ganhar um brinquedo novo. Faça-a refletir sobre o que é mais importante.

Procurem viver um dia especial no parque, um piquenique com os amigos ou um lanche preparado com a participação das crianças. Vá brincar com o brinquedo preferido dela. Conte uma história. Leia com eles ou pra eles. Curta uma sessão de cinema em casa, crie uma tarde livre ou sessão de pintura e escultura. Faça novos brinquedos a partir de reciclagem dos antigos. Brinque... Brinque.... 

Dê o maior presente de todos: o seu Tempo!


Use a criatividade e saia da "tradição”. Muito carinho e amor vão fazer dessa data um dia especial que será guardado na memória afetiva de todos.  Mais do que presentes, precisamos ser presença! Isso ficará com os pequenos para sempre.

Você concorda? Compartilhe uma ideia nos comentários.

 Já fez um dia das crianças diferente para seu filho? Use o espaço de comentários abaixo e conte-nos essa experiência. 

Abraço e até mais!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Criar um Mastermind (A Mente Mestra) para ter Sucesso e Enriquecer

Aprenda Como criar e liderar um grupo de Mastermind para Gerar Riqueza em sua Vida Eu não conheço ninguém que tenha se tornado extraordinariamente bem-sucedido que não tenha utilizado o princípio do grupo idealizador Mastermind . Se você é um pequeno empresário, um buscador de crescimento pessoal, um consultor, um trabalhador free-lance, um corretor imobiliário, um artista ou um funcionário da empresa, você pode se beneficiar de fazer parte de um grupo Mastermind . O que é um Grupo de Mastermind? Há sinergia de energia, compromisso e entusiasmo que os participantes trazem para um grupo idealizador. A beleza de Grupos Mastermind é que os participantes elevar a fasquia, desafiando uns aos outros para criar e implementar objetivos, debater idéias, e apoiar uns aos outros com total honestidade, respeito e compaixão. Mastermind participantes agem como catalisadores para o crescimento, advogados do diabo e colegas de apoio. O conceito do Grupo Mastermind foi formalmente in

A Principal "Razão" para o seu sucesso

Adquira a maior de todas as forças para trilhar o seu caminho para o sucesso e a liberdade respondendo à grande pergunta que vai te mover rumo a uma nova vida. Mas primeiro... Eu te pergunto: Como grandes líderes inspiram? Como a apple consegue ter legiões de fãs? Como empreendedores do zero conseguem no espaço de tempo de uma vida atingirem tudo o que mais sonharam? Em geral as empresas mostram o quê e o como. Em geral as pessoas só sabem para quê. Em geral você não se fez a pergunta necessária para se motivar ao sucesso e à liberdade financeira Simon Sinek (veja-o no vídeo abaixo) é quem descreve como é que os grandes líderes inspiram ação, por que algumas pessoas são capazes de conseguir as coisas, quando os outros não são. Ele explica com base na biologia sobre o chamado "Golden Circle" (círculo dourado). É uma nova maneira de olhar como as pessoas fazem o que elas fazem. Ele também discute a Lei da Difusão de Inovações e relaciona tudo isso junto com vários

Resumo do Livro Ultralearning: Acelere sua carreira, domine habilidades difíceis e vença a concorrência

  Os 9 princípios dos Ultra aprendedores de Scott Young Como você se sente quando vê histórias de pessoas que aprenderam o básico de um idioma em um mês, que se formaram na metade do tempo ou que conseguiram decorar uma quantidade impressionante de informações?  Você se sente diminuído por não ter essa capacidade?  Sente inveja desses cérebros geniais?  Sente que isso é impossível e deve haver algum truque por trás dessas histórias? Saiba que você é capaz de ter conquistas parecidas. Você é capaz de aprender de modo acelerado e de usar o seu cérebro de um jeito muito mais eficiente, mesmo que acredite que não nasceu com a inteligência necessária.  Tudo o que você tem que fazer é seguir alguns princípios que essas pessoas também seguiram.  Se você aprender a aprender como elas, você vai dar um salto impressionante na sua forma  Veremos nove princípios de aprendizado acelerado descritos detalhadamente no livro "Ultralearning: Acelere sua carreira, domine habilidades difíceis e vença