Pular para o conteúdo principal

Quero comprar um imóvel (casa, apartamento). E agora?

é muito comum eu ouvir...

Vou financiar meu/minha apartamento/casa no banco XPTO-QUERO SEU DINHEIRO me ofereceu 2 possibilidades. A primeira é uma entrada de N% e parcelas de MUITOS ANOS ACIMA DO QUE POSSO PAGAR pela tabela Price, e a segunda alternativa é de uma entrada de M% e mais parcelas que ME DEIXARÃO ANOS PRESO, pela tabela SAC. Qual devo escolher?
 A minha primeira resposta é a que deixará menos escravo das prestações!

Sua casa é uma dívida (passivo) e se for o seu maior investimento, você tem sérios problemas!


Bem, brincadeiras a parte, o sonho da casa própria povoa a cabeça dos brasileiros. 

Antes de sair comprando é preciso se preparar financeiramente e mentalmente para realizar esse sonho. Analise primeiro pra não sofrer depois.

1. Que despesas vou ter além da prestação?
2. Quanto de juros vou pagar e quanto tempo vou morar onde comprarei o imóvel?
3. Esses gastos cabem realmente no meu orçamento?
4. Se eu perder o emprego como vou pagar?
5. É realmente necessário comprar a casa neste momento de minha vida?

É preciso ter a clara compreensão sobre os fatores envolvidos na decisão de financiamento. 

Calma. Comprar um imóvel não necessariamente é um mau negócio. Se sua casa é seu único patrimônio, significa que seu único patrimônio só lhe toma dinheiro em troca da segurança de morar em imóvel próprio.

O culto à casa própria no Brasil é muito forte. Vide o "Minha Casa, Minha (dí)Vida do Governo Federal. Não é a toa essa frase de efeito. Qualquer brasileiro tem fortemente arraigado em sua cultura a vontade de adquirir um imóvel pra morar.

Mas sua casa e sua dívida vem com o teto + juros de financiamento + despesas com a casa + depreciação e reformas. 

Antes de tudo, é preciso entender que apenas a emoção não pode ser o fator para decidir comprar um imóvel.

É preciso perceber que existe a necessidade de fazer um bom planejamento, ter disciplina e consciência de que só é possível conquistar algo com paciência, esforço e Inteligência Financeira.


A Inteligência Financeira é a capacidade de conhecer sobre o dinheiro, sobre suas metas e traçar plano para se desenvolver financeiramente para atingir a Liberdade e realizar todos os seus sonhos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Criar um Mastermind (A Mente Mestra) para ter Sucesso e Enriquecer

Aprenda Como criar e liderar um grupo de Mastermind para Gerar Riqueza em sua Vida Eu não conheço ninguém que tenha se tornado extraordinariamente bem-sucedido que não tenha utilizado o princípio do grupo idealizador Mastermind . Se você é um pequeno empresário, um buscador de crescimento pessoal, um consultor, um trabalhador free-lance, um corretor imobiliário, um artista ou um funcionário da empresa, você pode se beneficiar de fazer parte de um grupo Mastermind . O que é um Grupo de Mastermind? Há sinergia de energia, compromisso e entusiasmo que os participantes trazem para um grupo idealizador. A beleza de Grupos Mastermind é que os participantes elevar a fasquia, desafiando uns aos outros para criar e implementar objetivos, debater idéias, e apoiar uns aos outros com total honestidade, respeito e compaixão. Mastermind participantes agem como catalisadores para o crescimento, advogados do diabo e colegas de apoio. O conceito do Grupo Mastermind foi formalmente in

Os 3 tipos de Renda para Enriquecer

A prosperidade e a riqueza se deve a 3 tipos de renda que não é nenhum segredo, mas é realizar investimentos que irão acumular e gerar um bom patrimônio Renda Principal: É a renda que tem origem no seu principal trabalho. Quando alguém te pergunta: O que você faz? E você responde: Eu trabalho ... [Essa é sua atividade principal] Sua atividade de maior relevância é normalmente sua profissão, sua formação técnica, acadêmica ou da própria vida mesmo. É aquela que define sua carreira profissional. O ideal é que seu renda principal lhe permita pagar todas suas despesas. Esta renda deve lhe assegurar financeiramente para o dia a dia. Se isso ainda não acontece, procure aumentar sua renda e diminuir despesas. Fique equilibrado financeiramente e você poderá se dedicar a gerar os outros tipos de renda. Renda Extra: É aquela proveniente de outra atividade que não seja o exercício de sua profissão, embora você possa incrementar sua carreira objetivando aumentar sua ren

O Que é a Renda Passiva

Se você quer saber o que é renda passiva, então leia esse texto até o fim. Se você acha que renda passiva é algo estranho e complicado: Calma.  É simplesmente trabalhar em investimentos inteligentes hoje para ter um fluxo de caixa contínuo amanhã. É aprender a ter um sofrimento passageiro para receber um prazer duradouro. A renda passiva é o dinheiro que você ganha sem gastar um tempo significativo para  você deixar de fazer o que realmente gosta: viver bem . É a geração de renda sem o seu tempo ativamente trabalhando. O benefício de renda passiva é de fato que, após o esforço inicial, você terá que investir um pouco de tempo ocasionalmente (nem tudo são flores e praia...). Isso significa que você pode tentar várias operações que te gerem renda passiva. Alguns deles podem trazer-lhe um grande sucesso e lhe fornecer todas as condições de atingir a liberdade financeira. Algumas pessoas até têm sucesso com várias formas de renda passiva, e conseguiram gerar uma certa quantia d