Pular para o conteúdo principal

Os 6 Fundamentos Necessários para Começar um Negócio de Sucesso [Garantido]

Empreender é uma das boas saídas para ficar rico! Ponto.


1. Escolha um bom Nicho
Escolher o nicho nem sempre é fácil, mas muito importante, pois faz com que você aumente seu foco no que realmente é importante!

Se dedique a escolher um bom nicho pode definir o sucesso do seu negócio antes mesmo dele existir. Gaste tempo aqui! Valide ideias antes de gastar com planos mirabolantes.

2. Começar

Exemplo: Starbucks – Uma empresa que precisou dar errado para dar certo. No início, eles vendiam grãos de café e, por algum tempo, até obtiveram razoável sucesso, mas nada comparado ao que são hoje. Depois de uma viagem a Itália, um dos seus funcionários deu a ideia de venderem café expresso. Os donos fizeram então o seguinte questionamento:

“Quem vai comprar café na rua, se podem fazer em suas próprias casas?”.

Bom, esse funcionário era Howard Schultz, que saiu da Starbucks, montou sua própria cafeteria e 2 anos depois comprou a Starbucks de seus antigos donos. E o resto é história!

Você precisa começar, mesmo sem ter certeza do que está começando. Uma ideia puxa a outra, o sucesso não é linear. Se a Starbucks original não tivesse existido, talvez a atual também não.

3. Manter o Foco no Cliente

Zappos – Uma empresa totalmente focada na felicidade dos seus clientes. No livro Entregando Felicidade, o seu fundadorTony Hsieh (sou fã da Zappos) conta a saga que foi construir uma empresa cujos valores são considerados utópicos até hoje!

Consultorias por Telefone para ajudar seus clientes a escolherem o melhor par de sapatos de acordo com o evento que iriam frequentar, 0800 sem necessidade de bater meta de número de atendimentos ou tempo médio de atendimento, devolução durante 365 dias do ano, efeito surpresa na entrega, indicação de concorrentes em situações onde não possuem o produto que o cliente deseja… Quer mais? Leia o livro, vale a pena.

Qual é o seu público? Quais são os seus Desejos? Necessidades? Problemas? O que você está fazendo para deixar seus clientes felizes?

4. Fazer Menos que a Concorrência

37 signals – Um empresa de desenvolvimento de software que foi na contramão das demais. No livro Caindo na Real (Getting Real) que eu recomendo aqui. A sua grande sacada foi sempre fazer menos software que a concorrência, se posicionando e atraindo um público interessado em softwares mais simples.

Outro excelente Exemplo: GoPRO – Uma câmera fotográfica focada em um tipo específico de público e ponto! Nada de muitas funcionalidades, apenas o necessário para atingir o seu nicho.

Deixe os grandes problemas para as grandes empresas. Faça menos e mantenha-se extremamente focado em seu Nicho. Posicione-se.

5. Usar Seus Problemas a Seu Favor

Subway - Ao invés de ficar reclamando da falta de recursos na época em que a rede ainda não era muito conhecida, o Subway usou a criatividade! Eles tinham um problema: Como montar um plano de expansão de franquias sem dinheiro? Como acertar no planejamento dos novos pontos comerciais da rede?

Simples, não fazendo plano NENHUM!

Eles utilizaram simplesmente a estratégia GENIAL de montar uma loja ao lado do McDonalds (seu concorrente com dinheiro para planejamento de expansões).

Um tempo atrás eu escrevi um post que fala um pouco desse tema:  Não deixe que aquilo que você não consegue fazer, te impeça de fazer o que você pode fazer

Seja criativo e esperto! Pesquise, com certeza existe alguém que já passou pelo que você está passando e provavelmente existe uma solução.

6. Padronizar e Automatizar seus Processos

McDonalds – O McDonalds é considerado por muitos ainda hoje como a pequena empresa de maior sucesso no mundo. Os motivos?

Padronização e Documentação de Processos
Medição, Correção e Testes
Automatização de Processos
Treinamento
Protótipo de Franquia

A medida que as empresas crescem, elas vão esquecendo de padronizar, medir e melhorar continuamente o seu negócio. O McDonalds é o melhor exemplo de como até uma pequena lanchonete pode atingir o sucesso no mundo todo!

Pense na sua empresa como uma franquia que deverá ser replicada 5.000 vezes. Você precisa ter processos bem definidos, resultados padronizados. A grande sacada é que o negócio do McDonalds não são os lanches, mas o modelo de negócio padronizado e replicável que eles conseguiram criar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Criar um Mastermind (A Mente Mestra) para ter Sucesso e Enriquecer

Aprenda Como criar e liderar um grupo de Mastermind para Gerar Riqueza em sua Vida Eu não conheço ninguém que tenha se tornado extraordinariamente bem-sucedido que não tenha utilizado o princípio do grupo idealizador Mastermind . Se você é um pequeno empresário, um buscador de crescimento pessoal, um consultor, um trabalhador free-lance, um corretor imobiliário, um artista ou um funcionário da empresa, você pode se beneficiar de fazer parte de um grupo Mastermind . O que é um Grupo de Mastermind? Há sinergia de energia, compromisso e entusiasmo que os participantes trazem para um grupo idealizador. A beleza de Grupos Mastermind é que os participantes elevar a fasquia, desafiando uns aos outros para criar e implementar objetivos, debater idéias, e apoiar uns aos outros com total honestidade, respeito e compaixão. Mastermind participantes agem como catalisadores para o crescimento, advogados do diabo e colegas de apoio. O conceito do Grupo Mastermind foi formalmente in

A Principal "Razão" para o seu sucesso

Adquira a maior de todas as forças para trilhar o seu caminho para o sucesso e a liberdade respondendo à grande pergunta que vai te mover rumo a uma nova vida. Mas primeiro... Eu te pergunto: Como grandes líderes inspiram? Como a apple consegue ter legiões de fãs? Como empreendedores do zero conseguem no espaço de tempo de uma vida atingirem tudo o que mais sonharam? Em geral as empresas mostram o quê e o como. Em geral as pessoas só sabem para quê. Em geral você não se fez a pergunta necessária para se motivar ao sucesso e à liberdade financeira Simon Sinek (veja-o no vídeo abaixo) é quem descreve como é que os grandes líderes inspiram ação, por que algumas pessoas são capazes de conseguir as coisas, quando os outros não são. Ele explica com base na biologia sobre o chamado "Golden Circle" (círculo dourado). É uma nova maneira de olhar como as pessoas fazem o que elas fazem. Ele também discute a Lei da Difusão de Inovações e relaciona tudo isso junto com vários

Resumo do Livro Ultralearning: Acelere sua carreira, domine habilidades difíceis e vença a concorrência

  Os 9 princípios dos Ultra aprendedores de Scott Young Como você se sente quando vê histórias de pessoas que aprenderam o básico de um idioma em um mês, que se formaram na metade do tempo ou que conseguiram decorar uma quantidade impressionante de informações?  Você se sente diminuído por não ter essa capacidade?  Sente inveja desses cérebros geniais?  Sente que isso é impossível e deve haver algum truque por trás dessas histórias? Saiba que você é capaz de ter conquistas parecidas. Você é capaz de aprender de modo acelerado e de usar o seu cérebro de um jeito muito mais eficiente, mesmo que acredite que não nasceu com a inteligência necessária.  Tudo o que você tem que fazer é seguir alguns princípios que essas pessoas também seguiram.  Se você aprender a aprender como elas, você vai dar um salto impressionante na sua forma  Veremos nove princípios de aprendizado acelerado descritos detalhadamente no livro "Ultralearning: Acelere sua carreira, domine habilidades difíceis e vença