Pular para o conteúdo principal

Educação Financeira na Escola Sim

O Brasil, em particular, tem passado por grandes transformações na área econômica e social. Nos últimos 30 anos, tivemos um período de hiperinflação, saímos e conquistamos a estabilidade da moeda com o Plano Real, vivenciamos a ampliação do consumo para as classes C e D acompanhada por um aumento de acesso ao crédito financeiro.

Mas os brasileiros apresentam um nível crescente de endividamento, e a situação parece ser ainda mais complexa quando falamos dos jovens e idosos. Por falta de uma preparação maior a solução encontrada pode ser recorrer a empréstimos pessoais, utilização do limite do cheque especial ou o pagamento mínimo do valor cartão de crédito. Tudo isso gera mais complicações ainda.

Um grande autor best-seller Robert Kyiosaki faz uma dura crítica às escolas (norte americanas, mas serve em parte para o Brasil) quando diz que não aprendemos educação financeira nas escolas. Ele está certíssimo.

Ou pelo menos estava. A realidade começa a mudar ainda que devagar. Esse colégio, por exemplo, já ensina crianças pequenas a economizar.


Ou como vemos nesta reportagem que Projeto de Educação Financeira na Escola da Oficina das Finanças está levando de forma simples e didática educação financeira para o ensino fundamental com muita criatividade. Com a engenhoca é possível entender o fluxo de dinheiro na vida de uma pessoa e pensar sobre conceitos necessários para qualidade de vida.


Mas é preciso entender que a escola não poderá substituir o papel que deve ser desempenhado por outros setores de nossa sociedade ou mesmo pela própria família das crianças e jovens. 

Também por experiência e pesquisa sei que a Educação Financeira ainda não atingiu o sistema de ensino de forma generalizada. São ainda raras as escolas que abordam temas associados à Educação Financeira de maneira organizada e programada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Criar um Mastermind (A Mente Mestra) para ter Sucesso e Enriquecer

Aprenda Como criar e liderar um grupo de Mastermind para Gerar Riqueza em sua Vida Eu não conheço ninguém que tenha se tornado extraordinariamente bem-sucedido que não tenha utilizado o princípio do grupo idealizador Mastermind . Se você é um pequeno empresário, um buscador de crescimento pessoal, um consultor, um trabalhador free-lance, um corretor imobiliário, um artista ou um funcionário da empresa, você pode se beneficiar de fazer parte de um grupo Mastermind . O que é um Grupo de Mastermind? Há sinergia de energia, compromisso e entusiasmo que os participantes trazem para um grupo idealizador. A beleza de Grupos Mastermind é que os participantes elevar a fasquia, desafiando uns aos outros para criar e implementar objetivos, debater idéias, e apoiar uns aos outros com total honestidade, respeito e compaixão. Mastermind participantes agem como catalisadores para o crescimento, advogados do diabo e colegas de apoio. O conceito do Grupo Mastermind foi formalmente in

O Que é a Renda Passiva

Se você quer saber o que é renda passiva, então leia esse texto até o fim. Se você acha que renda passiva é algo estranho e complicado: Calma.  É simplesmente trabalhar em investimentos inteligentes hoje para ter um fluxo de caixa contínuo amanhã. É aprender a ter um sofrimento passageiro para receber um prazer duradouro. A renda passiva é o dinheiro que você ganha sem gastar um tempo significativo para  você deixar de fazer o que realmente gosta: viver bem . É a geração de renda sem o seu tempo ativamente trabalhando. O benefício de renda passiva é de fato que, após o esforço inicial, você terá que investir um pouco de tempo ocasionalmente (nem tudo são flores e praia...). Isso significa que você pode tentar várias operações que te gerem renda passiva. Alguns deles podem trazer-lhe um grande sucesso e lhe fornecer todas as condições de atingir a liberdade financeira. Algumas pessoas até têm sucesso com várias formas de renda passiva, e conseguiram gerar uma certa quantia d

Os 3 tipos de Renda para Enriquecer

A prosperidade e a riqueza se deve a 3 tipos de renda que não é nenhum segredo, mas é realizar investimentos que irão acumular e gerar um bom patrimônio Renda Principal: É a renda que tem origem no seu principal trabalho. Quando alguém te pergunta: O que você faz? E você responde: Eu trabalho ... [Essa é sua atividade principal] Sua atividade de maior relevância é normalmente sua profissão, sua formação técnica, acadêmica ou da própria vida mesmo. É aquela que define sua carreira profissional. O ideal é que seu renda principal lhe permita pagar todas suas despesas. Esta renda deve lhe assegurar financeiramente para o dia a dia. Se isso ainda não acontece, procure aumentar sua renda e diminuir despesas. Fique equilibrado financeiramente e você poderá se dedicar a gerar os outros tipos de renda. Renda Extra: É aquela proveniente de outra atividade que não seja o exercício de sua profissão, embora você possa incrementar sua carreira objetivando aumentar sua ren