Pular para o conteúdo principal

O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança


Este é um dos Livros que pessoalmente recomendo que todos o leiam e ponham em prática suas ideias. É destinado àqueles que queiram se desenvolver como líderes e pessoas de grandes realizações com caráter íntegro.
"A ESCOLHA FOI MINHA. Ninguém mais é responsável por minha partida."
Assim, começa a história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Um "chefe" de uma fábrica de vidro plano que deixou tudo e foi passar uma semana num mosteiro ao norte de Michigan. Sua vida pessoal e profissional passava por uma crise.

Liderança
Adquira aqui o Livro
Ao longo de uma semana John aprende com Simeão (que na verdade é Len Hoffman, um ex-executivo, um dos frades do local responsável pelo retiro espiritual) e seus companheiros o que seria a essência da liderança. 

















SOBRE OS PARTICIPANTES DO RETIRO


Acho importante observar bem o posicionamento de cada um dos seis participantes, pois possuem características bem diferentes e funções distintas perante a sociedade. Todos desempenham  atividades de liderança, mas por possuírem visões distintas nos permite se colocar em alguns papéis ou situações que podemos vivenciar.

  1. O pregador - Lee;
  2. O jovem sargento do Exército - Greg;
  3. A diretora de uma escola pública - Teresa;
  4. A treinadora de um time de basquete - Chris;
  5. A enfermeira chefe - Kim;
  6. E o próprio John Daily (Gerente - geral de uma empresa renomada).

O ponto de partida:

A liderança pode ser uma capacidade adquirida com a prática. Qualquer um pode tornar-se um líder, basta ter as ferramentas certas e muita determinação para tal.

O líder tem a seguinte pergunta sobre influência a responder: Como fazer com que as pessoas façam uma tarefa?

É a partir dessa ideia que surge o conceito:


"Liderança: é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum" (O monge e o executivo)


A ideia é que não se gerencia pessoas, mas elas são lideradas. E um líder pode usar seu PODER ou sua AUTORIDADE para realizar o trabalho a que são destinados.


Esse é o debate inicial que trata sobre a diferença entre Poder e Autoridade, e o conceito de Liderança.

  • Um líder com poder faz usa a coação e a pressão para que as pessoas realizem o trabalho. 
  • Já o líder com autoridade influencia às pessoas para realizarem a tarefa de boa vontade simplesmente porque pediu.

PODER: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
e

AUTORIDADE: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. 

É por isso que liderar é uma questão de relacionamento entre as pessoas. Portanto é preciso ter um comportamento que permita uma convivência harmônica para conquistar a confiança das pessoas lideradas. É preciso entender como tratar o outro para conquistar seu compromisso na realização da tarefa.

"Confiança é a cola que une relacionamentos"

Pense num bom líder próximo de você... Quais seriam suas principais características?
Honestidade?
Dar bons exemplos?
Cuidado com as pessoas?
Compromisso com valores éticos e saudáveis?
Bom ouvinte?
Gostar das pessoas?

As funções de liderança incluem todas as atividades de influencia de pessoas. tudo que gera a Motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções executivas.

Boas características de um Líder:

  • Paciência - Autocontrole; 
  • Gentileza ou Bondade - Dar a atenção, a apreciação e o encorajamento que as pessoas precisam ou necessitam para se motivarem; 
  • Saber ouvir - Ouvir é umas das habilidades mais importantes que um líder pode ter
  • Humildade - Ser autêntico, despretensioso e não arrogante com seu cargo, conhecimento ou situação que vive; 
  • Respeito - Tratar os outros com a devida importância, todos são importantes de uma forma ou de outra; 
  • Altruísmo ou Abnegação - Ir ao encontro das necessidades alheias, satisfazendo suas necessidades; 
  • Perdoar - Saber desistir de ressentimentos quando prejudicado; 
  • Honestidade - Estar livre da frustração e engano; 
  • Comprometimento - Realizar suas escolhas, sustentá-las e saber receber as consequências; 
  • Serviço e Sacrifício - Deixar de lado seus próprios desejos e buscar maior benefício para os outros

NOVOS PARADIGMAS DE RELACIONAMENTO DE LIDERANÇA


Durante suas orientações e discussões, John aprende sobre PARADIGMA -  que significa modelo, padrão, do grego παράδειγμα, derivado de παραδείκνυμι «paradeigma = mostrar, apresentar, confrontar»). É a representação de um padrão a ser seguido por todos e que acaba não sendo questionado enquanto está resolvendo os problemas habituais.

São apresentadas as pirâmides que representam o Velho e o Novo Paradigma de relacionamento nas Empresas:

Velhor Paradigma - o estilo piramidal da administração onde o gerente é topo da pirâmide e o cliente é a base.



Novo Paradigma - onde o cliente muda de posição e passa a ser o topo da pirâmide, sendo o líder aquele que serve e se doa, e não apenas, aquele que ordena ou o único a receber as glórias e os benefícios.


A grande diferença é que o paradigma de liderança ultrapassado priorizou o Presidente/Chefe/General e por último os empregados, os que ficam no front de batalha contra os "inimigos - clientes".

A consequência é que os funcionários só se empenhariam para manter a felicidade do chefe no topo da pirâmide, não se sabe quem irá se preocupar em manter o cliente feliz.

O novo paradigma prima pelos clientes e, na base, agora fica o presidente. O foco principal agora é servir o cliente, de tal modo que empregados, gerentes, supervisores, diretores, vice e presidente devem garantir as verdadeiras necessidades do cliente. Afinal são estes que são a razão de uma empresa ou negócio existir.

As mudanças são indispensáveis no mundo moderno, mais indispensáveis ainda para o líder. Mudar realmente não é fácil, mas devemos nos conscientizar de que ela é fundamental para um resultado significativo e uma liderança competente e com sucesso.

Nos últimos tempos, o que mais mudou foi a organização das empresas, onde o presidente não é mais o topo da pirâmide. Hoje, o presidente é a base da empresa.


SERVIÇO E AMOR AO OUTRO

Um dos grandes ensinamentos que John aprende é que é preciso servir e se sacrificar, para realizar a nova forma de Liderança.

Tudo isso é possível com amor/ágape. Não é o amor no sentido romântico (eros ou filia) ao qual estamos acostumados a assistir no cinema. Mas é o amor que engloba todos os mandamentos do amor ágape ensinado por Jesus de Nazaré, o maior líder que já existiu.

O amor ágape são sentimentos positivos que oferecemos às pessoas e que as fazem sentir-se bem. Viverem melhor. Assim as estimulamos, fazemo-as se sentirem incentivadas, apreciadas e amadas.

Os princípios da liderança baseada no amor fundamentam essa nova forma de liderança que permite às pessoas o ambiente oportuno para o seu crescimento como pessoa e como profissional.

Este livro é essencial para quem pensa numa maneira de melhorar sua relação com as pessoas que lidera.


CONHEÇA MAIS O LIVRO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo do Livro Ultralearning: Acelere sua carreira, domine habilidades difíceis e vença a concorrência

  Os 9 princípios dos Ultra aprendedores de Scott Young Como você se sente quando vê histórias de pessoas que aprenderam o básico de um idioma em um mês, que se formaram na metade do tempo ou que conseguiram decorar uma quantidade impressionante de informações?  Você se sente diminuído por não ter essa capacidade?  Sente inveja desses cérebros geniais?  Sente que isso é impossível e deve haver algum truque por trás dessas histórias? Saiba que você é capaz de ter conquistas parecidas. Você é capaz de aprender de modo acelerado e de usar o seu cérebro de um jeito muito mais eficiente, mesmo que acredite que não nasceu com a inteligência necessária.  Tudo o que você tem que fazer é seguir alguns princípios que essas pessoas também seguiram.  Se você aprender a aprender como elas, você vai dar um salto impressionante na sua forma  Veremos nove princípios de aprendizado acelerado descritos detalhadamente no livro "Ultralearning: Acelere sua carreira, domine habilidades difíceis e vença

A roda da Abundância de Lair Ribeiro

Lair Ribeiro é um autor e palestrante motivacional muito interessante. Ele antecipou e trouxe muitos conhecimentos sobre desenvolvimento pessoal. Um dos saberes que ele traduziu o conceito de Roda da Abundância. Este vídeo é muito interessante e recomendo que assista quando estiver numa maré baixa financeira. Geralmente vemos pessoas que se encontram insatisfeitas com a vida que levam, jogando a culpa de seu  mal - estar no Universo, no governo, na política econômica, na escola... Sempre encontrando culpados. Essas pessoas estão com o mindset errado, ou seja, a configuração mental e seus modelos estão no caminho do fracasso . No jogo da vida, para um ganhar o outro não precisa perder. o Universo é abundante. Infinito.  Imagine que a  abundância do Universo depende de uma roda e que essa roda gira em torno de dois verbos de ação:  dar e receber. O modo como as pessoas se comportam em relação ao doar e receber determina em  grande parte aquilo que elas são, finance

Como Criar um Mastermind (A Mente Mestra) para ter Sucesso e Enriquecer

Aprenda Como criar e liderar um grupo de Mastermind para Gerar Riqueza em sua Vida Eu não conheço ninguém que tenha se tornado extraordinariamente bem-sucedido que não tenha utilizado o princípio do grupo idealizador Mastermind . Se você é um pequeno empresário, um buscador de crescimento pessoal, um consultor, um trabalhador free-lance, um corretor imobiliário, um artista ou um funcionário da empresa, você pode se beneficiar de fazer parte de um grupo Mastermind . O que é um Grupo de Mastermind? Há sinergia de energia, compromisso e entusiasmo que os participantes trazem para um grupo idealizador. A beleza de Grupos Mastermind é que os participantes elevar a fasquia, desafiando uns aos outros para criar e implementar objetivos, debater idéias, e apoiar uns aos outros com total honestidade, respeito e compaixão. Mastermind participantes agem como catalisadores para o crescimento, advogados do diabo e colegas de apoio. O conceito do Grupo Mastermind foi formalmente in