Pular para o conteúdo principal

O que é um Negócio Perfeito?

No mundo do empreendedorismo muitos buscam a Cidade de Ouro chamada "Negócio Perfeito"... Será que ele existe mesmo?




Milhares começam essa jornada. Pensam que acharam finalmente a mítica empresa que gera milagrosamente ouro sem esforço, sem dificuldades, sem você está trabalhando nela...


O Negócio Perfeito seria o oposto a algo que permitisse ganhar muito dinheiro tendo que trabalhar muito? 


Será que esforço e sacrifício são realmente itens fundamentais para se ter um negócio perfeito? 

Será que existe realmente uma fonte inesgotável de ouro?

Novos Empreendedores. Novas Empresas

uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza (Revista Exame).



No mundo das empresas "startups", os novos empreendedores buscam trazer novas formas de negócios para revolucionarem a vida das pessoas, resolverem problemas e fazer do mundo um lugar melhor...




Hum... Meio Chavão isso não? Mas é assim que muitos definem seus novos negócios perfeitos... (Assista à série Silicon Valley, da HBO). 


No mundo dos negócios você vai precisar empregar pessoas, dividir lucros ou amargar prejuízos com os sócio-fundadores. Vai ter que empregar pessoas, seja na CLT ou por prestação de serviços. Vai investir tempo e/ou dinheiro para colocar na sua ideia. 

Dependendo do seu negócio, vai ter que pegar um financiamento, que no Brasil está com a maior taxa de juros do mundo. Vai arriscar seu pescoço na sua iniciativa... Se não conseguir trabalhar de home office, como eu, vai ter que alugar um escritório ou uma loja. Vai ter que ter estoque ou produzir conteúdo.

Vai correr o risco de verdade de falir ou perder muito tempo de sua vida em algo que não vai dar certo. 

Se o governo tirar o incentivo para o consumo, não pode desanimar... Se houver crise, não pode desesperar...

NÃO existe negócio 100% perfeito. Pelo menos não no que se refere a ausência de problemas ou dificuldades para torná-lo escalável e replicável (características de uma boa startup).

Mesmo que seja online, é preciso entender que existem condicionantes e variáveis importantes a considerar. Terá que se desenvolver em diversos aspectos inerentes a esse tipo de negócio.


Quem sabe ser um especialista em administração de empresas (talvez com um mestrado ou doutorado) ou um verdadeiro "hacker na internet", quando se fala em montar um negócio online...

E as pessoas comuns podem criar negócios lucrativos na internet?

Pessoas comuns são as pessoas que sentem que não avançam para lugar nenhum. Trabalha várias horas servindo seu chefe. Seus Clientes. Recebe aumentos apenas anualmente a custa de greves e trabalha horas e horas só para ter cortar gastos no fim do mês... São as pessoas que sentem que perdem os dias e noites preocupados e doentes. São as pessoas que se sentem frustradas por não viverem aquilo que sonharam...





Será que existe isso de negócio perfeito par elas? Talvez sim, talvez não. Depende do que se acredita como negócio perfeito. Este texto é uma reflexão sobre isso com base na minha experiência e leituras.


De todos os negócios que existem no mundo, qual você escolheria?



Será que o Negócio Perfeito é ensinar outros a ganharem dinheiro online ou no mundo de tijolos e cimento... Sabe aquela fórmula mágica? Sabe aquele trabalhe de casa sem suar a camisa?

COMPRE AGORA.... O PRÓXIMO CURSO/PROGRAMA/ACESSO OPORTUNIDADE DA ÚNICA/DÉCADA e do próximo NEGÓCIO que ESTÁ DESTINADO a se tornar um MARCO nesta indústria da próxima Empresa de US$ 1,000,000,000.00. 
COMO GANHAR DINHEIRO CRIANDO SEUS PRODUTOS DE INFORMAÇÃO LITERALMENTE DO NADA!  É UM NEGÓCIO PERFEITO...
Será que essa propaganda acima realmente traz algo revolucionário? 
Será que esta escrita de vendas não é algo que já existe há muito tempo?


Há tanta coisa "nova" no mundo dos negócios online que é fácil encontrar "a busca pelo Eldorado" em qualquer esquina. Quem empreende nesse mundo (seja físico ou digital) é bombardeado de todos os lados com os mais recentes truques e dicas que prometem revolucionar o seu negócio.

Bem, tenho visto e acompanhado o mundo das empresas digitais baseadas em infoprodutos bem de perto. Ou o mais perto que posso... Eu mesmo realizei cursos online sobre empreendedorismo, criação de negócios, produtividade, construção de blogs, vendas e persuasão, analisei tendências... Acompanhei crescimentos exponenciais e quedas excepcionais de infoprodutores e produtos de informação.

Vejo, por exemplo, modelos de negócios disruptivos de mercado com a NETFLIX, UBER, SPOTIFYWHATSAPP que pois cada vez mais vão ganhar escala de clientes/usuários (potencial virtualmente ilimitado de crescimento), entregam excelente qualidade de seus serviços/produtos e por um preço absurdamente baixo (fato este permitido pelas incríveis possibilidades do mundo digital).


Gatilhos Mentais para se ter no Negócio Perfeito

Será que o Negócio Perfeito é ensinar a ganhar dinheiro online ou no mundo de tijolos e cimento? Sabe aquela propaganda acima? Bem, ela só muda de palavras... Mas basicamente retrata as dores e sonhos de muitos como:


Não precisa de muitos conhecimentos, nem precisa ter CNPJ, pagar aluguel, sem aborrecimentos, sem patrões, sem empregados, sem vendas (?), sem entregas, sem cobranças. Você, dono de seu próprio negócio, com seus conhecimentos atuais, com ganhos virtualmente ilimitados... vitalícia.


Cuidado com essas linhas de chamada. São bonitas. Ativam gatilhos em nossa mente que bloqueiam nossa racionalidade. Somos todos produtos daquilo que vivemos e experieciamos. Boas ou ruins. Interessantes ou maçantes... Nessa jornada, tudo vai importar. Quando se empreende, o pacote vem completo. Vem de tudo. Acontece de tudo.

A automação total: um sistema de negócio que não dependa 100% da presença e gerenciamento do empreendedor. E não alguém que venda o seu tempo, como "artesão" com capacidade de produção limitada. 


Esse é o sonho do tempo livre! Vende-se a ideia que a tecnologia faz mágicas e isso seja possível rapidamente.


Tenho muito medo quando vem alguém e me diz como ficar rico da minha própria casa, sem dor de cabeça, sem funcionários e sem trabalhar a noite inteira, sem dívidas e sem muitos problemas. Ficar rico e me tornando um milionário da noite para o dia.


Sei que isso é um dos melhores sonhos de qualquer pessoa, mas para a maioria isto é nada mais do que um sonho. Pior para a maioria das pessoas ser rico é a mais remota possibilidade de nossa mente. Todo mundo ficam preocupados apenas em ganhar dinheiro para pagar as contas e as dívidas. Por isso o Eldorado (a cidade perdida de ouro na Amazônia) é tão tentador.


É claro que a internet permite gerir um empreendimento digital de praticamente qualquer lugar do mundo que possua uma internet razoável. É claro que existem hoje muitos nômades digitais.


É claro que a entrega de informação/conhecimentos ou softwares ou bits tem custo praticamente zero. É claro que o mercado só depende da demanda onde se fale português.


Mas cuidado, a vida que se deseja, ou se pensa que deseja nem sempre é a melhor para se viver. 


Cuidado. No mundo digital ou não. Nem tudo que brilha é ouro. Nem tudo que se intitula a solução mágica é real.


Cuidado ao adquirir a última tendência do mercado.


Cuidado ao sonhar e pensar que o sonho não vem com responsabilidades de ação.


Esse texto é apenas uma reflexão sobre o nascimento e morte de muitos empreendedores. Portanto, ele não é para chegar a lugar algum.



Uma réstia de Esperança

Nem tudo são desesperanças. Empreender e Investir dinheiro ainda são as melhores alternativas para sair da corrida dos ratos. Mas é preciso aprendizagens, soluções para os problemas e uma vocação para superar o que aparecer pela frente.


Não pense que o caminho ao topo é fácil. Toda sua musculatura deverá ser desenvolvida e testada em fogo com suor e lágrimas, com alegrias e realizações.


Eu sei por experiência que neste caminho hoje é melhor do que foi ontem e amanhã será melhor que hoje (kaizen). Foi isso que permitiu a evolução no mundo. E isso é o que me fará avançar rumo à minha realização pessoal, profissional  e social.



Não é à toa que empreender significa, de acordo com o dicionário Michaelis, tentar, delinear e, além disso, praticar algo laborioso e difícil. Labor significa trabalho. Trabalho significa serviço aos outros. Você está preparado para servir? Para realizar a prática de melhorar continuamente. Hoje melhor que ontem. Amanhã melhor que hoje...

Se existe um Negócio Perfeito?

Sim. Existe. É aquele que você constrói. Que você põe seu foco. Suas esperanças. Seu presente e futuro. Ele vai te dar trabalho e você vai gostar. Você vai trabalhar o dobro e vai gostar. Você vai sofrer o dobro, triplo e o quádruplo. Você vai ter fracassos e sucessos relativos e vai gostar. 

Esteja preparado para qualquer negócio que escolher empreender. É preciso

  • produzir conteúdo, produto e serviço de qualidade. Antes, durante e depois das vendas.
  • É preciso ter relacionamento com seu cliente (A interação de qualidade deve ser regra e sempre ir além). 
  • dominar os diversos tipos de ferramentas para gerenciar seu negócio. 
  • estar atento às inovações e mudanças de estratégias no seu mercado. 
  • cuidar da sua autoridade ou reputação diante dos seus clientes e parceiros de negócios (Uma boa reputação leva anos para ser construída, mas pode ser perdida em alguns segundos. ).

O Negócio Perfeito? É o que você estiver...

Sou Professor nos dois mundos (digital e... Nunca sei que nome usar: de tijolos, por assim dizer). Professor efetivo da Universidade do Estado que moro atualmente e tenho livros digitais e cursos online. Fui dono de academia de kung fu, sou sócio em uma loja de artigos para nerds e otakus. Estou participando de uma startup de soluções educacionais em Matemática. Começando o doutorado pela Universidade de Bauru (Unesp-SP). 


Todos esses empreendimentos tem seus benefícios e obstáculos a superar. Todos tens bons e maus momentos. Mas todos, sem exceção, são excelentes oportunidades de se crescer como pessoa e como profissional.


Evidentemente as atividades que podem trazer mais benefícios financeiros tem mais relação com investimentos financeiros e empreendedorismo, pois são copiáveis e escaláveis. Mas minhas atividades mais tradicionais como professor universitário me trazem o pé no chão que preciso para não me ludibriar (na maioria do tempo, pelo menos) com relação às fórmulas mágicas.


Concordo com Robert Kiyosaki em migrar para o quadrante dos investidores e donos de grandes negócios (que recebem através de renda passiva, pois não depende do tempo de trabalho, mas de resultados) e cada vez menos ficar no quadrante dos empregados e autônomos/donos de pequenos negócios (que vendem tempo por força de trabalho).





Nos quadrantes dos investidores e donos de grandes negócios se busca bom sistemas, bons relacionamentos, querem que o dinheiro trabalhe por elas e as melhores pessoas do mercado para terem mais resultados de alta performance para suas empresas. 


Já os empregados, autônomos e donos de pequenos negócios querem fazer as coisas por si mesmo, querem estabilidade, segurança e benefícios empregatícios.



A diferença entre os primeiros e o segundos é que: os primeiros tens os melhores trabalhando para eles; os segundos trabalham duro para pessoas mais ricas.


E a maior e importante lição que aprendi de Robert Kiyosaki foi:


Aprenda a construir negócios e a investir com inteligência. 


Após entender isso é que fui atrás do Negócio Perfeito. Eu percebi que tem mais sentido trabalhar duro para deixar como herança e como legados os empreendimentos de sucesso e riquezas. É preferível aprender com os percalços de criar e fazer crescer seu próprio negócio do que trabalhar duro para os outros.


Daí começou minha busca por livros, vídeos, cursos, etc.


Gostei de muitos. Achei que fui enrolado em outros. Até cheguei a literalmente perder mais de R$ 100.000,00 nessa jornada! Saí de um emprego concurso e superestável (arrependi-me e superei o arrependimento, hehe). 





Dei com a cara no muro diversas vezes. Coloquei uma escada ou circundei o obstáculo. Cada degrau que subi me ajudou a ter mais musculatura. Cada falha que tive me ensinou onde não errar mais.



Problemas. Obstáculos. Falhas. Não tem problema se isso ocorrer. E vai ocorrer inúmeras vezes. Você vai falhar. Você vai perceber que o retorno não era como o esperado. E vai ocorrer inúmeras vezes. Você vai ter problemas para resolver. Foque-se na solução. Você vai ter obstáculos. Preocupe-se em superá-los.



Isso também faz parte da aprendizagem. Não é o dinheiro que vai simplesmente te fazer rico. Lembre-se que a maioria dos ganhadores de sorteio federais ficaram pobres novamente...



São suas Competências, Habilidades e Atitudes de Negócios que vão deixar você mais próximo do que deseja. São as habilidades de fazer dinheiro que vão te deixar rico. São as competências em vendas que vão te possibilitar por suas ideias em prática. São suas atitudes de empreendedor que vão te fazer permanecer nessa jornada e ter mais sucesso. Não importa o tempo que leve, mas você precisa desenvolver Competências, Habilidades e Atitudes de Negócios.

O que não pode ocorrer

Desisitir. 

Simples, mas de jeito algum é fácil.

Um dos meus principais valores é LIBERDADE. 

É por isso que não desisto. Liberdade de tempo para fazer o que quiser, como trabalhar no que gosto, passear com a família, rever os amigos. Liberdade de localização para ficar onde desejar ou viajar para onde desejar. Liberdade financeira para poder me proporcionar e a quem eu desejar uma vida mais confortável.

É por isso que não desisto. Acho que você também precisa buscar o motivo de não desistir. Talvez assim, as frustrações - que irão ocorrer - não superem seus desejos de ver aquilo que desejas ocorrer de verdade.



A palavra NEGÓCIO é a Negação do Ócio. 



Portanto, não pense que é sentar-se numa rede de frente para praia e seguir um passo a passo mágico para ter o que desejas. Eu sei que não é. Não existe fórmula mágica. Não existe um segredo.



Existe o caminho. Existe a execução. Quanto mais aprender a trilhar esse caminho, mas você estará perto do que deseja. Quanto mais andar nessa trilha, mais perto estará. 



Mas muita musculatura (conhecimento do negócio e de negócios; controle emocional) precisa ser desenvolvida.




O que seria um negócio perfeito?


O Negócio perfeito seria um negócio à prova de crise? Com baixíssimo custo inicial e que você pode começar nas horas vagas como um Plano B para gerar renda extra? É como as startups, um empreendimento que ganhe uma escala de ação cada vez maior? Seria um negócio automatizável na promoção, venda, pagamentos e entrega do produto?

Um negócio 100% online e que depende apenas de um computador ligado à internet pode ser um bom começo. Não é o único, mas já é um bom começo.

SE VOCÊ LEU ATÉ AQUI. TALVEZ SE INTERESSE EM CONHECER O TRABALHO DO MARCUS LUCAS (SE JÁ NÃO O CONHECE).

A proposta dele: Criar um negócio digital para atingir independência financeira e liberdade de tempo e espaço geográfico.

CONHEÇA A LIBERTAÇÃO DIGITAL

Talvez um novo começo. Parabéns. Aqui a página de vendas com meu link de afiliado (quem comprar daqui, eu darei todo o apoio e consultoria por 6 meses para começar a implementar).

Recomendo que o conheça e sua proposta. CLIQUE AQUI

Essa foi minha reflexão... E pra você: O que é o Negócio Perfeito? O que significa pra você?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo do Livro Ultralearning: Acelere sua carreira, domine habilidades difíceis e vença a concorrência

  Os 9 princípios dos Ultra aprendedores de Scott Young Como você se sente quando vê histórias de pessoas que aprenderam o básico de um idioma em um mês, que se formaram na metade do tempo ou que conseguiram decorar uma quantidade impressionante de informações?  Você se sente diminuído por não ter essa capacidade?  Sente inveja desses cérebros geniais?  Sente que isso é impossível e deve haver algum truque por trás dessas histórias? Saiba que você é capaz de ter conquistas parecidas. Você é capaz de aprender de modo acelerado e de usar o seu cérebro de um jeito muito mais eficiente, mesmo que acredite que não nasceu com a inteligência necessária.  Tudo o que você tem que fazer é seguir alguns princípios que essas pessoas também seguiram.  Se você aprender a aprender como elas, você vai dar um salto impressionante na sua forma  Veremos nove princípios de aprendizado acelerado descritos detalhadamente no livro "Ultralearning: Acelere sua carreira, domine habilidades difíceis e vença

A roda da Abundância de Lair Ribeiro

Lair Ribeiro é um autor e palestrante motivacional muito interessante. Ele antecipou e trouxe muitos conhecimentos sobre desenvolvimento pessoal. Um dos saberes que ele traduziu o conceito de Roda da Abundância. Este vídeo é muito interessante e recomendo que assista quando estiver numa maré baixa financeira. Geralmente vemos pessoas que se encontram insatisfeitas com a vida que levam, jogando a culpa de seu  mal - estar no Universo, no governo, na política econômica, na escola... Sempre encontrando culpados. Essas pessoas estão com o mindset errado, ou seja, a configuração mental e seus modelos estão no caminho do fracasso . No jogo da vida, para um ganhar o outro não precisa perder. o Universo é abundante. Infinito.  Imagine que a  abundância do Universo depende de uma roda e que essa roda gira em torno de dois verbos de ação:  dar e receber. O modo como as pessoas se comportam em relação ao doar e receber determina em  grande parte aquilo que elas são, finance

Como Criar um Mastermind (A Mente Mestra) para ter Sucesso e Enriquecer

Aprenda Como criar e liderar um grupo de Mastermind para Gerar Riqueza em sua Vida Eu não conheço ninguém que tenha se tornado extraordinariamente bem-sucedido que não tenha utilizado o princípio do grupo idealizador Mastermind . Se você é um pequeno empresário, um buscador de crescimento pessoal, um consultor, um trabalhador free-lance, um corretor imobiliário, um artista ou um funcionário da empresa, você pode se beneficiar de fazer parte de um grupo Mastermind . O que é um Grupo de Mastermind? Há sinergia de energia, compromisso e entusiasmo que os participantes trazem para um grupo idealizador. A beleza de Grupos Mastermind é que os participantes elevar a fasquia, desafiando uns aos outros para criar e implementar objetivos, debater idéias, e apoiar uns aos outros com total honestidade, respeito e compaixão. Mastermind participantes agem como catalisadores para o crescimento, advogados do diabo e colegas de apoio. O conceito do Grupo Mastermind foi formalmente in