Cartão de crédito: aprenda como gerar riqueza

Comentários

Quantos cartões de crédito você tem? Eles são realmente necessários e úteis? Você sabe utilizar o cartão de crédito como uma ferramenta para construção da sua riqueza?



Bem, o cartão de crédito é atualmente um dos maiores vilões no endividamento do brasileiro, mas é também fato que além da praticidade, o cartão de crédito é um dos meios seguros (possui senha e chip de segurança) de utilização do seu dinheiro.

Uma outra vantagem pra quem quer se organizar é a concentração da data de pagamento de suas contas. Assim, você que recebe uma vez por mês ou de maneira variável tem um controle maior sobre o seu fluxo de caixa (receitas e despesas).

É claro que isso representa uma ameaça aos que não se organizam nem controlam seus gastos, pois ao se comprar sem pensar no limites financeiros pessoais ou familiares, acabam estourando a conta no fim do mês! Isto gera um processo de endividamento que pode demorar meses ou anos pra pagar.

Uma vantagem que eu acho excepcional é o acúmulo de pontos que você pode trocar em milhas aéreas ou outras vantagens. É preciso ficar atento e se programar para usar isto em benefício de sua qualidade de vida. Recentemente perdi 3.000 pontos por vencerem sem que eu os tenha utilizado, sendo que viajei duas vezes de avião e não utilizei a vantagem. Uma pena, mas foi uma valiosa lição.


Dicas para não se enrolar em dívidas ao usar o cartão de crédito



  • Faça o pagamento das faturas em dia. Cada vez que você paga juros é o seu dinheiro indo pelo ralo do esgoto! 
  • Nunca... Nunca pague o cartão integralmente pois é uma das taxas de juros mais caras do mundo! O controle de gastos é importantíssimo!
  • Compras parceladas apenas para bens realmente necessários que não tenham um desconto real nas compras à vista.
  • Certifique-se de que não estão cobrando um valor superior por se tratar de compra no cartão. Isso é ilegal!
  • Escolha uma data de vencimento da fatura próxima ao dia do recebimento.
  • Guarde os canhotos das compras efetuadas com o cartão de crédito para ter uma estimativa do valor que será cobrado



Abaixo em que o professor Silvestre fala a respeito das taxas de juros no cartão de crédito no programa pronto atendimento e o cuidado com compras parceladas.