Mulheres Ricas, Investimentos e Mitos

Comentários
Existem diferenças entre como os homens e as mulheres lidam com dinheiro?
Neste texto falo de alguns mitos sobre a relação das mulheres com o dinheiro. Essa questão foi (e ainda é) discutida, uma vez que homens afirmam ter um bom conhecimento sobre o assunto e a maioria das mulheres assume que não sabe tanto sobre as finanças familiares quanto deveria.

No final revelo um fato surpreendente até mesmo para as mulheres... Confira...


Mulheres Ricas, Investimentos e Mitos



É negativo e ingênuo tratar o sexo feminino as mulheres como frágil que precisam de atenção especial sobre temas financeiros. O verdadeiro problema está no fato de que as mulheres geralmente ganham menos e vivem mais que os homens. Mais do que isso, a rotatividade de empregos das mulheres também é maior em função da criação dos filhos, ainda grandemente uma responsabilidade feminina.

Mulher sabe Investir Dinheiro?“Evite as compras”, dizem os consultores do senso do comum sobre finanças são, na melhor das hipóteses, inúteis; e, na pior das hipóteses, machistas.. A ideia que mulheres gastam mais é um mito sem sentido.

Um estudo sobre alfabetização financeira realizado em oito países – Estados Unidos, Japão, Nova Zelândia, Alemanha, Holanda, Suécia, Itália e Rússia revelou que o nível de alfabetização geral era baixo, sendo que nenhum país se destacou pelo conhecimento sobre finanças.

“A compra de ações de uma única empresa geralmente proporciona um retorno mais seguro do que uma ação de fundos mútuos”. As opções seriam “verdadeiro”, “falso”, “não sei” ou “não quero responder”. (A resposta correta seria “falso”.)

Nos Estados Unidos, os homens responderam corretamente 57,1% das vezes, ante 46,8% das vezes entre as mulheres. Na Alemanha, ambos os sexos responderam corretamente mais vezes que nos Estados Unidos, mas a diferença entre ambos era similar: 67,6% dos homens e 56,8% das mulheres responderam corretamente.

Contudo, houve um fator interessante: “quando retiramos a opção ‘não sei’, as mulheres não tinham mais chances de responder incorretamente”, afirmou Lusardi. “Portanto, quando eram forçadas a escolher, as mulheres sabiam tanto quanto os homens”.
Mulheres têm baixa estima no assunto finanças

Através dos resultados, percebeu-se que homens costumavam atribuir notas altas quanto ao seu conhecimento sobre finanças, já as mulheres tinham a tendência de atribuir notas mais baixas a si mesmas. As mulheres são mais honestas consigo mesmo sobre sua falta de conhecimento  e os homens sentem-se menos dispostos a admitir que não sabem.

Puro Orgulho Machista! Rá. 

Está provado que não existe uma "vantagem masculina" para enriquecer ou empreender nos mundo dos investimentos. 

É apenas uma questão de dar o primeiro passo e persistir com confiança.