A importância do planejamento financeiro

Comentários
Gastar é muito mais fácil que Ganhar (Fazer) e Guardar Dinheiro!
Quantos de nós não precisamos de disciplina para poupar ou investir dinheiro. 

Todos já desejamos uma viagem, um bem de consumo ou algum outro sonho. Alguns já planejam sua aposentadoria com objetivos de ter uma qualidade de vida. Poucos realmente vão conseguir, pois apenas 1% dos aposentados tem o grau mínimo que se deseja na aposentadoria. É o que eu chamo de Independência Financeira .

Para você sair de sua casa e viajar para uma cidade vizinha precisa planejar o melhor caminho, o tempo que vai levar, o combustível, o que vai levar, o que vai deixar, quem vai com você. Isto é, você se planeja para trilhar sua rota até o destino desejado. 

Mas por que você não faz o mesmo com o seu futuro financeiro? Se você não sabe para onde está indo, então como sabe que está na direção correta. Um bom planejamento é mais importante para o seu futuro do que muitos anos de trabalho e não visa apenas o sucesso material, mas também o profissional e o pessoal.

Ou então, por que não se planeja para comprar sua casa, carro ou outro objetivo financeiro acumulando primeiro e comprando à vista? Será melhor sempre financiar seus desejos?

É para honrar os compromissos de curto prazo sem arruinar seu futuro de Liberdade Financeira. Assuma sua responsabilidade pela construção de sua prosperidade, riqueza e qualidade de vida.

6 passos pra planejar sua vida financeira:


  1. Reúna todos os documentos relativos à sua vida: receitas, despesas - contas, despesas; Separe-os por categorias;
  2. Avalie qual é o seu patrimônio atual;
  3. Estabeleça Objetivos e Metas que são seus sonhos transformados em datas e valores;
  4. Faça o demonstrativo do seu orçamento doméstico ou pessoal;
  5. Trace uma estratégia de como gastar menos, poupar mais e investir melhor;
  6. Sempre revise seu plano.
Somente quem planeja onde ir sabe que vai chegar. Desta maneira você vai conseguir atingir seus sonhos sem se abalar com o inesperado, com as emergências e despesas não planejadas.

Tenha em mente sempre aumentar seu patrimônio, multiplicando seu dinheiro acima da inflação. Assegurar o futuro tranquilo alavancando seu padrão e qualidade de vida. Garantindo a seus filhos e netos a transmissão de riqueza e prosperidade.