Pular para o conteúdo principal

Por que o preço das ações sobem?

A resposta é bem simples... porque tem pessoas que querem comprar. Ou não?


Uma das explicações é essa: quando o preço de uma ação na bolsa de valores cai é porque tem pouca procura para comprar e muitos querem vender. Veja o gráfico, um é o inverso do outro. Quando aumenta oferta, a procura diminui, quando aumenta procura a oferta é menor. Isso altera o preço de tudo (ações, mercadorias, servições, etc).

O investimento na bolsa de valores é movido pela oferta e procura.





A realidade é um pouco mais complexa apesar de que para toda venda que acontece na bolsa de valores, uma compra é feita... É preciso sempre ter o comprador e o vendedor. Simples assim.

O mercado de ações é um lugar onde pessoas (físicas e jurídicas) negociam as ações entre si.


Mas então, se não são mais pessoas que compram que fazem os preços subirem, como é que as ações se movimentam? Leilão.


Ganha-se dinheiro quando se compra uma ação com preço baixo e vender quando está alta. Mas como o preço muda?

Exemplo: os preços diminuem, porque os vendedores querem se livrar de suas ações nem que seja por um preço menor do que seria melhor para eles. E é claro que aparece alguém pra comprar.

Se os vendedores querem vender rapidamente para não perder mais dinheiro ou ganhar com o sobrevalor, eles vendem por menos. E se os compradores querem comprar rapidamente, ele pagam um pouco mais.

Vamos dizer que um conflito ocorreu hoje no Oriente Médio e que por causa disto o preço do barril do petróleo subiu de 95 dólares para 102 dólares. Com certeza haverá um impacto nos preços das ações de uma empresa aérea brasileira (TAM por exemplo) só porque os acionistas acreditam que os custos operacionais e de contrução de aeronaves, por exemplo, serão mais altos e isso gerará um lucro menor pra esta empresa aérea, e os acionistas vendem suas ações porque acreditam que não terão o lucro no prazo esperado (só exemplo). Assim, a empresa terá que "compesar" este custo adicional (causado pela elevação do preço do barril do petróleo e depois pela desvalorização das suas ações) nos preços, por exemplo das passagens aéreas. Quem comprava ontem uma passagem para SAMPA a R$ 96,00, amanhã à tarde deverá pagar uns 98,00.
fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080929133552AAueXFv

Erro de compra e venda de ações na bolsa de valores


Infelizmente as pessoas inexperientes em investimentos acabam operando por causa de notícias em jornais, revistas de grande público e TV.

Notícias são sempre de coisas do passado. Pois o que altera preço de ação é compra e venda e não notícias. É preciso ter muito cuidado dos boatos e fatos. Onde o mercado de ações sobe no boato e cai no fato (veja as empresas de Eike Batista).

Use a disciplina para estudar e aprender a investir, seja qual tipo de estratégia você vai usar.

ANÁLISE FUNDAMENTALISTA:
- Comprar participação em empresas;
- Visão de médio e longo prazo;
-  A empresa precisa mostrar seus resultados pra que a ação se valorize;
-  Analise a partir de balanço da empresa;
- Não se importam com resultados e notícias de curto prazo. Na realidade quando as ações caem, é recomendado comprar mais. Assim se ganha no médio e longo prazo.
- A hora de vender é quando as perspectivas da empresa não são tão boas.

ANÁLISE GRAFISTA
- Identifica padrões através de gráficos e indicadores;
- Assume que comportamento do mercado é de ciclos de alta e baixa;
- Aumenta a possibilidade de acerto.

As duas se complementam para uma ajudar a a outra e assim se tome a decisão correta.

Estudar e ganhar experiência é fundamental para se fazer dinheiro com o dinheiro na bolsa de valores



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Criar um Mastermind (A Mente Mestra) para ter Sucesso e Enriquecer

Aprenda Como criar e liderar um grupo de Mastermind para Gerar Riqueza em sua Vida Eu não conheço ninguém que tenha se tornado extraordinariamente bem-sucedido que não tenha utilizado o princípio do grupo idealizador Mastermind . Se você é um pequeno empresário, um buscador de crescimento pessoal, um consultor, um trabalhador free-lance, um corretor imobiliário, um artista ou um funcionário da empresa, você pode se beneficiar de fazer parte de um grupo Mastermind . O que é um Grupo de Mastermind? Há sinergia de energia, compromisso e entusiasmo que os participantes trazem para um grupo idealizador. A beleza de Grupos Mastermind é que os participantes elevar a fasquia, desafiando uns aos outros para criar e implementar objetivos, debater idéias, e apoiar uns aos outros com total honestidade, respeito e compaixão. Mastermind participantes agem como catalisadores para o crescimento, advogados do diabo e colegas de apoio. O conceito do Grupo Mastermind foi formalmente in

Os 3 tipos de Renda para Enriquecer

A prosperidade e a riqueza se deve a 3 tipos de renda que não é nenhum segredo, mas é realizar investimentos que irão acumular e gerar um bom patrimônio Renda Principal: É a renda que tem origem no seu principal trabalho. Quando alguém te pergunta: O que você faz? E você responde: Eu trabalho ... [Essa é sua atividade principal] Sua atividade de maior relevância é normalmente sua profissão, sua formação técnica, acadêmica ou da própria vida mesmo. É aquela que define sua carreira profissional. O ideal é que seu renda principal lhe permita pagar todas suas despesas. Esta renda deve lhe assegurar financeiramente para o dia a dia. Se isso ainda não acontece, procure aumentar sua renda e diminuir despesas. Fique equilibrado financeiramente e você poderá se dedicar a gerar os outros tipos de renda. Renda Extra: É aquela proveniente de outra atividade que não seja o exercício de sua profissão, embora você possa incrementar sua carreira objetivando aumentar sua ren

A roda da Abundância de Lair Ribeiro

Lair Ribeiro é um autor e palestrante motivacional muito interessante. Ele antecipou e trouxe muitos conhecimentos sobre desenvolvimento pessoal. Um dos saberes que ele traduziu o conceito de Roda da Abundância. Este vídeo é muito interessante e recomendo que assista quando estiver numa maré baixa financeira. Geralmente vemos pessoas que se encontram insatisfeitas com a vida que levam, jogando a culpa de seu  mal - estar no Universo, no governo, na política econômica, na escola... Sempre encontrando culpados. Essas pessoas estão com o mindset errado, ou seja, a configuração mental e seus modelos estão no caminho do fracasso . No jogo da vida, para um ganhar o outro não precisa perder. o Universo é abundante. Infinito.  Imagine que a  abundância do Universo depende de uma roda e que essa roda gira em torno de dois verbos de ação:  dar e receber. O modo como as pessoas se comportam em relação ao doar e receber determina em  grande parte aquilo que elas são, finance