Por que o preço das ações sobem?

Comentários

A resposta é bem simples... porque tem pessoas que querem comprar. Ou não?


Uma das explicações é essa: quando o preço de uma ação na bolsa de valores cai é porque tem pouca procura para comprar e muitos querem vender. Veja o gráfico, um é o inverso do outro. Quando aumenta oferta, a procura diminui, quando aumenta procura a oferta é menor. Isso altera o preço de tudo (ações, mercadorias, servições, etc).

O investimento na bolsa de valores é movido pela oferta e procura.





A realidade é um pouco mais complexa apesar de que para toda venda que acontece na bolsa de valores, uma compra é feita... É preciso sempre ter o comprador e o vendedor. Simples assim.

O mercado de ações é um lugar onde pessoas (físicas e jurídicas) negociam as ações entre si.


Mas então, se não são mais pessoas que compram que fazem os preços subirem, como é que as ações se movimentam? Leilão.


Ganha-se dinheiro quando se compra uma ação com preço baixo e vender quando está alta. Mas como o preço muda?

Exemplo: os preços diminuem, porque os vendedores querem se livrar de suas ações nem que seja por um preço menor do que seria melhor para eles. E é claro que aparece alguém pra comprar.

Se os vendedores querem vender rapidamente para não perder mais dinheiro ou ganhar com o sobrevalor, eles vendem por menos. E se os compradores querem comprar rapidamente, ele pagam um pouco mais.

Vamos dizer que um conflito ocorreu hoje no Oriente Médio e que por causa disto o preço do barril do petróleo subiu de 95 dólares para 102 dólares. Com certeza haverá um impacto nos preços das ações de uma empresa aérea brasileira (TAM por exemplo) só porque os acionistas acreditam que os custos operacionais e de contrução de aeronaves, por exemplo, serão mais altos e isso gerará um lucro menor pra esta empresa aérea, e os acionistas vendem suas ações porque acreditam que não terão o lucro no prazo esperado (só exemplo). Assim, a empresa terá que "compesar" este custo adicional (causado pela elevação do preço do barril do petróleo e depois pela desvalorização das suas ações) nos preços, por exemplo das passagens aéreas. Quem comprava ontem uma passagem para SAMPA a R$ 96,00, amanhã à tarde deverá pagar uns 98,00.
fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080929133552AAueXFv

Erro de compra e venda de ações na bolsa de valores


Infelizmente as pessoas inexperientes em investimentos acabam operando por causa de notícias em jornais, revistas de grande público e TV.

Notícias são sempre de coisas do passado. Pois o que altera preço de ação é compra e venda e não notícias. É preciso ter muito cuidado dos boatos e fatos. Onde o mercado de ações sobe no boato e cai no fato (veja as empresas de Eike Batista).

Use a disciplina para estudar e aprender a investir, seja qual tipo de estratégia você vai usar.

ANÁLISE FUNDAMENTALISTA:
- Comprar participação em empresas;
- Visão de médio e longo prazo;
-  A empresa precisa mostrar seus resultados pra que a ação se valorize;
-  Analise a partir de balanço da empresa;
- Não se importam com resultados e notícias de curto prazo. Na realidade quando as ações caem, é recomendado comprar mais. Assim se ganha no médio e longo prazo.
- A hora de vender é quando as perspectivas da empresa não são tão boas.

ANÁLISE GRAFISTA
- Identifica padrões através de gráficos e indicadores;
- Assume que comportamento do mercado é de ciclos de alta e baixa;
- Aumenta a possibilidade de acerto.

As duas se complementam para uma ajudar a a outra e assim se tome a decisão correta.

Estudar e ganhar experiência é fundamental para se fazer dinheiro com o dinheiro na bolsa de valores