O Real Significado do Dinheiro para você

Comentários
Dinheiro é muito novo. Antes disso, nós fazíamos trocas uns com os outros. Meu sal por seu leite. Minha carne por sua faca. E assim vivíamos de troca em troca.

O que é o dinheiro e a riqueza? Estes "entes" nasceram com o comércio que enriquece tanto de nós, e é simples na sua essência.

O Dinheiro é um símbolo do valor do que temos pelo que queremos em troca. É claro que a invenção do dinheiro propriamente dito possibilitou inúmeras transações possíveis. Talvez eu não precise do seu leite, mas eu posso ter o seu dinheiro e usá-lo para comprar algo que eu preciso, a partir de uma outra pessoa.

Muito eficiente, mas também muito abstrato. Alguns ainda não entendem isso quando desejam ter simplesmente dinheiro. Pense assim. Numa ilha deserta quanto de dinheiro você levaria?

À medida que deixamos o comércio menos concreto, mudamos todas as nossas transações com o mundo abstrato do dinheiro. E a coisa interessante sobre um comércio abstrato é que acontece ao longo do tempo, não todos de uma vez. Então, eu trocaria o dinheiro por um curso de R$ 3.997,00 hoje e em em alguns anos eu poderia conseguir uma vida melhor.

Não só há risco envolvido, mas quem sabe o que o valor de qualquer coisa em alguns anos a partir de agora valerá?

Por causa dessa abstração e tempo de mudança, estamos constantemente reavaliando no que o dinheiro vale a pena.

Vinte reais para comprar um lanche em um avião é algo muito diferente que vinte reais para comprar uma xícara de café de luxo após uma refeição extravagante e comprar alguma coisa na mercearia. Isso porque temos que fingir que os vinte reais em cada situação "vale" uma quantidade diferente - porque foi mudado o local e a situação.

Na maioria das vezes, quando estamos comprando itens não-commodities, estamos perguntando a nós mesmos perguntas como:

Quanto de dor eu estou sentindo agora?
Eu mereço isso?
O que acontecerá com o preço em uma hora ou uma semana? Se ele muda, vou sentir inteligente ou burro?
O que meus vizinhos pensam?
A sensação é justa, é real?
e, Que tipo de riscos (positivos e negativos) estão envolvidos? (É por isso leilões eBay não funcionam para as massas).

Preços com base no custo, portanto, não faz mais  sentido. Custo não é abstrato, mas o valor é.

fonte: baseado num artigo de Seth Godin.