Os 6 Fundamentos Necessários para Começar um Negócio de Sucesso [Garantido]

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Empreender é uma das boas saídas para ficar rico! Ponto.


1. Escolha um bom Nicho
Escolher o nicho nem sempre é fácil, mas muito importante, pois faz com que você aumente seu foco no que realmente é importante!

Se dedique a escolher um bom nicho pode definir o sucesso do seu negócio antes mesmo dele existir. Gaste tempo aqui! Valide ideias antes de gastar com planos mirabolantes.

2. Começar

Exemplo: Starbucks – Uma empresa que precisou dar errado para dar certo. No início, eles vendiam grãos de café e, por algum tempo, até obtiveram razoável sucesso, mas nada comparado ao que são hoje. Depois de uma viagem a Itália, um dos seus funcionários deu a ideia de venderem café expresso. Os donos fizeram então o seguinte questionamento:

“Quem vai comprar café na rua, se podem fazer em suas próprias casas?”.

Bom, esse funcionário era Howard Schultz, que saiu da Starbucks, montou sua própria cafeteria e 2 anos depois comprou a Starbucks de seus antigos donos. E o resto é história!

Você precisa começar, mesmo sem ter certeza do que está começando. Uma ideia puxa a outra, o sucesso não é linear. Se a Starbucks original não tivesse existido, talvez a atual também não.

3. Manter o Foco no Cliente

Zappos – Uma empresa totalmente focada na felicidade dos seus clientes. No livro Entregando Felicidade, o seu fundadorTony Hsieh (sou fã da Zappos) conta a saga que foi construir uma empresa cujos valores são considerados utópicos até hoje!

Consultorias por Telefone para ajudar seus clientes a escolherem o melhor par de sapatos de acordo com o evento que iriam frequentar, 0800 sem necessidade de bater meta de número de atendimentos ou tempo médio de atendimento, devolução durante 365 dias do ano, efeito surpresa na entrega, indicação de concorrentes em situações onde não possuem o produto que o cliente deseja… Quer mais? Leia o livro, vale a pena.

Qual é o seu público? Quais são os seus Desejos? Necessidades? Problemas? O que você está fazendo para deixar seus clientes felizes?

4. Fazer Menos que a Concorrência

37 signals – Um empresa de desenvolvimento de software que foi na contramão das demais. No livro Caindo na Real (Getting Real) que eu recomendo aqui. A sua grande sacada foi sempre fazer menos software que a concorrência, se posicionando e atraindo um público interessado em softwares mais simples.

Outro excelente Exemplo: GoPRO – Uma câmera fotográfica focada em um tipo específico de público e ponto! Nada de muitas funcionalidades, apenas o necessário para atingir o seu nicho.

Deixe os grandes problemas para as grandes empresas. Faça menos e mantenha-se extremamente focado em seu Nicho. Posicione-se.

5. Usar Seus Problemas a Seu Favor

Subway - Ao invés de ficar reclamando da falta de recursos na época em que a rede ainda não era muito conhecida, o Subway usou a criatividade! Eles tinham um problema: Como montar um plano de expansão de franquias sem dinheiro? Como acertar no planejamento dos novos pontos comerciais da rede?

Simples, não fazendo plano NENHUM!

Eles utilizaram simplesmente a estratégia GENIAL de montar uma loja ao lado do McDonalds (seu concorrente com dinheiro para planejamento de expansões).

Um tempo atrás eu escrevi um post que fala um pouco desse tema:  Não deixe que aquilo que você não consegue fazer, te impeça de fazer o que você pode fazer

Seja criativo e esperto! Pesquise, com certeza existe alguém que já passou pelo que você está passando e provavelmente existe uma solução.

6. Padronizar e Automatizar seus Processos

McDonalds – O McDonalds é considerado por muitos ainda hoje como a pequena empresa de maior sucesso no mundo. Os motivos?

Padronização e Documentação de Processos
Medição, Correção e Testes
Automatização de Processos
Treinamento
Protótipo de Franquia

A medida que as empresas crescem, elas vão esquecendo de padronizar, medir e melhorar continuamente o seu negócio. O McDonalds é o melhor exemplo de como até uma pequena lanchonete pode atingir o sucesso no mundo todo!

Pense na sua empresa como uma franquia que deverá ser replicada 5.000 vezes. Você precisa ter processos bem definidos, resultados padronizados. A grande sacada é que o negócio do McDonalds não são os lanches, mas o modelo de negócio padronizado e replicável que eles conseguiram criar.