Como se livrar de Dívidas com o Planejamento Financeiro

Comentários

Como sair das dívidas para deixar as contas no azul? Planejamento Financeiro é a resposta para iniciar sua jornada a viver de renda passiva e conquistar a liberdade.


Para começar realmente a enriquecer devemos realizar a tarefa de casa e equilibrar as contas pessoais e familiares. Dívidas sabotam seu crescimento e podem prejudicar sua relação familiar e afetiva.

E não ficar empurrando com a barriga ou fingindo que não vê.



Então decidi colocar aqui algumas dicas que podem te ajudar a sair das dívidas.




5 passos simples para sair das dívidas com planejamento financeiro

 1. Faça o Diagnóstico: faça junto com sua família um levantamento geral da atual situação, coloque no papel tudo: despesas recorrentes, dívidas, saldo devedor em banco e cartão de crédito. Gráficos que te ajudam a entender como está gastando - se puder desenhá-los é uma boa.

A falta de controle das finanças pessoais faz com que as pessoas não saibam exatamente para onde vai seu dinheiro. Isso tem como consequência não fazer planos sobre como gastá-lo melhor. 


Desta forma, fica muito mais difícil fazer sobrar dinheiro no final do mês, e isso é um grande risco, pois a maior parte das pessoas acaba ficando sem ter nenhuma folga financeira para qualquer eventualidade ou emergência que possa acontecer na vida delas.

2. Priorize as contas mais importantes: dê preferência para começar a pagar as dívidas que as taxas de juros são maiores. Geralmente devemos pagar cheque especial e o valor rotativo do cartão de crédito. 

Mas... Pague as dívidas bem pequenas. Aquelas que podem ser eliminadas imediatamente. Isso vai dar uma sensação de saída do problema e vai te motivar a seguir em frente na solução de seu problema.

3. Negociar é preciso: os credores têm interesse em receber e você em pagar. Não tenha receio de pedir negociação de dívida. Coloque o máximo de dinheiro que puder para atingir essa meta. 

4. Não faça novas dívidas: Evite fazer novas dívidas nesta fase de sua vida financeira que você está tentando sair do sufoco. Para começar uma nova vida é preciso reduzir os seus gastos. Desenvolva hábitos frugais, de vida simples.

5. Aumente sua Renda Extra: Busque novas formas de limpar seu nome. Fique atento aos trabalhos extras para conseguir uma graninha a mais por mês e assim sair mais rapidamente do vermelho. A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é obter outro emprego. Se você tem horas disponíveis durante o dia ou no fim de semana, então por que não usá-las?

A coisa mais importante é começar agora!

Hoje mesmo. Não comece amanhã ou próxima semana. Comece a eliminar as dívidas para um futuro melhor.