As Três Fases de seu Estilo de Vida com relação a seus Filhos
Seu Estilo de Vida muda ao longo da vida. Logo sua vida financeira muda ao longo dela. Você já calculou qual o valor da taxa do seu Estilo de Vida?
O Estilo de Vida é a quantia anual que você precisa para desfrutar do seu padrão de consumo e o estilo de vida que você vive. É fácil determinar esse número. Basta calcular o quanto você gasta por ano para viver.
O valor do seu Estilo de Vida é um número crítico. Sem ele, não dá para fazer nenhum planejamento financeiro sobre como calcular o valor necessário para a aposentadoria.
E esse é o próximo passo. Veja então as 3 fases do seu Estilo de Vida.
- A primeira fase se dá até a chegada do primeiro filho e a constituição do seu patrimônio.
- A segunda fase começa no nascimento dele e vai até o momento em que os filhos saem de casa e terminam a faculdade (caso você esteja pagando).
- A terceira fase começa quando você deixa de ter dependentes e vai até o fim da vida.
Para a maioria, a primeira fase tem o menor Estilo de Vida. Você é jovem e relativamente despreocupado. Se for sábio, vai limitar suas despesas às necessidades e beber vinho barato ou cerveja.
A segunda fase costuma ter o mais alto Estilo de Vida. As despesas de casa e de entretenimento são maiores e há gastos com a educação dos filhos. Para alguns, esse estágio pode se estender se precisar cuidar dos membros mais idosos da família.
A terceira fase tem um Estilo de Vida razoavelmente bem maior do que o da primeira fase, mas significantemente menor do que o da segunda. Este é – ou pode ser – um período maravilhoso da vida com a possibilidade de curtir viagens, hobbies e entretenimento sem trabalhar tanto quanto antes.
Ajuda bastante se você dividir as despesas em cinco categorias: casa (incluindo impostos e manutenção), despesas básicas (alimentação, vestuário, saúde etc), educação (se aplicável), entretenimento (incluindo viagens) e caridade (se você pratica).
Para completar este exercício, é preciso calcular seu Estilo de Vida. Não apenas para o estágio atual em que você se encontra, mas também para as etapas seguintes, quando for o caso. Se estiver no primeiro estágio, é preciso estimá-la para a segunda e a terceira fases também.
Comentários
Postar um comentário