5 Dicas Financeiramente Inteligentes para as Viagens de Férias de sua Vida

Comentários
Mesmo em momentos de lazer e viagens de férias é importante ter Inteligência Financeira.

Como economizar na viagem de férias

Dicas importantes para você realizar sua viagem nas férias sem por as contas no vermelho.


1. Planeje tudo com antecedência!

Faça um plano detalhado com a família. As passagens, o itinerário, tenha mapas e converse com que já foi para ter mais dicas sobre valor das passagens aéreas e rodoviárias, custo dos passeios locais, Hotéis de qualidade mais baratos, onde vai comprar alimentação, se vai alugar carro, quais roupas vai levar (de acordo com a temperatura local).

BAIXE AQUI UMA SUGESTÃO DE CHECKLIST PARA SUA VIAGEM

Lembre-se que em viagens internacionais o cartão de crédito, de débito e saque em dinheiro Internacional tem IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) a ser pago. Por exemplo, para os EUA prefira levar dinheiro, pois para descontar dólar no Brasil o IOF é de apenas 0,38% se levar $ 10,000.00 dólares em dinheiro é uma economia de $380 dólares.


2. Monte um Planejamento Financeiro Detalhado

Calcule o orçamento para investir em seu passeio dos sonhos.

Quanto você tem disponível com Receita?
Quantos dias são necessários para realizar o seu passeio e passar pelos locais que você escolheu?
Qual os valores envolvidos para saber quanto você precisará para custear a viagem e quanto precisará para passar os dias lá?
Qual exatamente como vai ser a programação e a data da viagem?

Tenha um resumo da viagem de férias por escrito e leve-o consigo durante o passeio.

Gastos Fixos

Contabilize as despesas com Hotel, passeios, locação de carro e/ou passagem.

Despesas diárias

Nestas despesas entram o combustível do carro, a alimentação, pedágio local, o estacionamento e outros gastos extras feitos no dia.

Sobre a alimentação: muito cuidado com estes gastos com a comida. Geralmente não se paga café da manhã quando se hospeda em hotéis, mas estes gastos costumam representar em média cerca de 30% do valor gasto nas viagens.

Despesas em compras

para roupas, eletrônicos, perfumes, planeje antes, monte uma lista das coisas que deseja comprar e faça um orçamento.


3. Limite de compras

Estabeleça um limite prévio de gastos, e tenha esse dinheiro para comprar à vista. Assim garante a volta sem dívidas de viagem, seja fiel ao seu planejamento.

3.1 Coloque um limite e uma verba de Gerenciamento para as crianças. 

Eduque seus filhos, avise sobre o orçamento e onde e quando vão gastar antes de embarcar. Assim eles vão montar seu orçamento e planejar o que desejam comprar. Essa medida educativa, evita que eles peçam o tempo todo coisas não programadas.

E não ceda a pressão, seja justo e coloque uma verba a eles dentro de seu orçamento. Dessa forma estará educando seus filhos para uma vida mais equilibrada financeiramente.

4. Tenha um fundo financeiro emergencial guardado. 

Pode ser em sua conta poupança mesmo, em caso de surpresas tristes, você tem uma verba emergencial para cobrir gastos extras. Ou simplesmente para cobrir eventuais oportunidades que apareçam durante suas férias (um show ou passeio não programado, por exemplo).

5. Anote tudo durante a viagem

Tenha uma Planilha Financeira (no seu celular ou um caderninho) e marque tudo por setor de gastos, assim terá total controle de sua Vida Financeira durante a viagem.

A sua organização, planejamento com antecedência e disciplina podem tornar suas férias inesquecíveis.