A família mais rica dos Estados Unidos da América

Comentários
Conheça a família Walton que foi eleita a mais rica dos Estados Unidos em 2014.

De acordo com a revista Forbes a família proprietária do Walmart, seu patrimônio é estimado em 152 bilhões de dólares. Atualmente tem uma receita de 476 bilhões de dólares, o Walmart é a maior rede de lojas varejistas do mundo.

Sam Walton - o fundador do Walmart


A Wal-Mart Stores,Inc., mais conhecida como Walmart desde 2008 é a multinacional americana de lojas de departamento. A companhia foi eleita a maior multinacional do mundo. Nunca houve uma empresa com tal dimensão. Num desafio às leis estatísticas, o varejista não pára de crescer -- 14% anuais, em média, nos últimos dez anos.

Em apenas 55 anos foi possível construir um negócio como multibilionário... Quais os fatores que levaram o Wal-Mart, uma empresa familiar provinciana, a transformar-se na maior corporação do planeta? São perguntas que interessam a qualquer empresário ou executivo.

A companhia foi fundada por Sam Walton em 1962, incorporada em 31 de outubro de 1969 e feita capital aberto na New York Stock Exchange, em 1972.

A sede da Wal-Mart fica em Bentonville, Arkansas6 . Walmart é a maior loja de varejo dos Estados unidos. Em 2009, a multinacional gerou 51% dos seus US$258 bilhões em vendas nos seus negócios de mercearia nos Estados Unidos. A Walmart também opera a Sam's Club na América do Norte.

Walmart tem 8.500 lojas em 15 países diferentes, com 55 nomes diferentes. A companhia opera sob seu próprio nome nos Estados Unidos, incluindo seus 50 estados. Ela também opera sob seu próprio nome em Porto Rico e no Brasil. Opera no México como Walmex, no Reino Unido como Asda, no Japão como Seiyu e como Best Price na Índia.


O WalMart triplicou em dez anos
Evolução do faturamento de 1996 a 2005
199689 bilhões de dólares
2000156 bilhões de dólares
2003230 bilhões de dólares
2005292(1) bilhões de dólares
(1) 12 meses até abril
Fonte: empresa

A história do Wal-Mart jamais poderá ser integralmente reproduzida. Mas sua trajetória, seus erros e acertos são preciosas lições de negócios.


Os símbolos da cultura Wal-Mart
Sam Walton criou uma empresa repleta de rituais. Confira
  • Todos os funcionários entoam o grito de guerra da empresa mesmo que morram de vergonha
  • Quem trabalha no Wal-Mart tem de sorrir e dirigir a palavra a qualquer um que esteja a pelo menos 3 metros de distância
  • Sam Walton encorajava seus executivos a ir à sede da empresa aos sábados para uma reunião com suas famílias hábito que se mantém até hoje
  • O Wal-Mart nutre antipatia visceral por sindicatos
  • Qualquer funcionário pode se queixar dos chefes aos executivos do escalão superior
  • Os escritórios da empresa e as roupas usadas pelos funcionários são simples, espartanos o que ajuda a diminuir os custos
  • A cultura do Wal-Mart lembra uma cidadezinha americana, com valores familiares conservadores
  • A reunião anual de acionistas, na pacata Bentonville, tem shows de música pop e astros do cinema

  • É uma boa história de como crescer... Tudo começou em uma pequena loja em Arkansas ...

    fonte: 
    http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0848/noticias/o-poderoso-wal-mart-m0079996
    http://www.theguardian.com/business/2009/mar/14/wal-mart-us-economy