BITCOIN: Bolha ou Revolução?

Comentários
A tecnologia veio para revolucionar o mundo ... Criaram processos de automatização para fabricar carros, processos siderúrgicos entre milhares de outros ...

Agora que descobrir como automatizar meus investimentos, estou muito feliz e compartilhando essa preciosidade para meus amigos interessados !




Neste dezembro de 2017 a moeda digital BITCOIN valorizou de 7.000 dólares para mais de 18.000 e continua subindo. Investi 2.000 reais (pois cheguei tarde e minhas economias estão em outras aplicações) apenas para sentir o gosto e começar a aprender sobre esta moeda que se tornou investimento de um ano para outro. Ganhei por pura sorte e um pouco de análise 60% do que investi!!!

Mas foi apenas sorte. E já comecei meus estudos... Sou iniciante total! Agora pretendo aprender e talvez aumentar minha carteira de ativos.

Para iniciar

Bitcoin é uma forma de moeda digital, criada e realizada eletronicamente. Ninguém o controla. Os Bitcoins não são impressos, como dólares ou euros - são produzidos por pessoas e cada vez mais empresas, executando computadores em todo o mundo, usando um software que resolve problemas matemáticos.


Eu soube do BITCOIN há pelo menos 3 anos. Fui reticente como muitos e não comecei a investir ou, pelo poupar em forma de BITCOIN ou como forma de investimento sustentável. Como muitos agora, esse pode ter sido um grande erro de análise dos últimos anos. No entanto, não é tão simples assim. Como deu certo, poderia ter dado errado, muito errado. Não sabemos muito o que vai acontecer no futuro. Sempre existe risco e análises. Muitos hoje não acreditam...

Agora, não há o que falar sobre questionamento sistêmico e sobre a precificação do ativo porque, em alguns jornais e meia dúzia de blogs, saiu a notícia: "Americanos hipotecam suas casas para comprarem BTC".
”Banco Central alerta sobre os perigos do Bitcoin”
"Taxi alerta para os perigos do Uber"
"Supermercados alertam sobre os perigos da Amazon"
“Hotéis alertam sobre os perigos do airbnb”
“Industria de velas alertam sobre os perigos da energia elétrica”
"Os donos de charretes alertam sobre os perigos dos veículos com motores à combustão"


Isto não significa que seja uma bolha propriamente dita. O que criou o subprime de 2008 foi um efeito em cadeia. Foi um grande número de instituições financeiras comprando, no planeta inteiro, bonds AAA que, na verdade, eram junky -- assegurados por agências reguladoras que se comportavam de maneira fraudulenta.

Era um grande esquema local de sobreprecificação para desova global. Os bananas ingênuos que estavam na quinta casa hipotecada eram apenas um cisco. Dizer que o BITCOIN irá ruir porque tem meia dúzia de palermas flipando o preço do ativo sobre real state, é bobagem -- e bobagem das grandes! Mesmo porque existem diversas moedas digitais que não só o BITCOIN. Não é isso que põe em xeque o modelo de precificação do ativo. Isso é picuinha de blog financeiro e não merece atenção. É a mesma coisa que questionar o banco central por algumas notas falsas que circulam no comércio.