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O Que é Infoproduto? o Guia Absolutamente Completo


Depois de Ler o Livro "Trabalhe 4 horas por semana", de Tim Ferris  em 2011, quando estava iniciando meus estudos sobre empreededorismo, eu descobri uma nova palavra: INFOPRODUTO. Ele falava sobre o processo de Automação e essa nova palavra saltava aos meus olhos, pois se encaixava perfeitamente nessa modalidade de empreendimento.

Então comecei a me perguntar sobre... INFOPRODUTO 




O que é isso? 
Como um professor, dono de academia de artes marciasi (na época), aprendiz de empreendedor pode criar isso?
Como vivem?
Onde se reproduzem? Hoje no Gl... Brincadeira!

Atualmente somos consultores automáticos do Oráculo moderno de Delfos (pelo menos eu sou assim!). O que quero saber, vou no Google, Bing ou Wikipedia. Bilhões de pessoas pelo mundo fazem isso. Descobri, ao realizar minha pesquisa que Infoprodutos são criações 100% digitais. Na visão empreendora, são produtos ou serviços que buscam ensinar ou resolver algum problema.


O que é Infoproduto?


INFO + PRODUTO: Produto de Informação (digital).

Qualquer tipo de informação digital que possa ser vendida ou gratuitamente disponível em forma de arquivo para download ou visualização via streaming (transmissão instatânea de áudio e vídeo) através da internet. Também pode ser enviada via correio em DVD, CD ou outro armazenador de mídia.

Um infoproduto destina-se, em sua maioria, a resolver o problema de alguém: como perder barriga, como enriquecer com internet via blog, como conquistar alguém, como um professor pode empreender, como aprender a aprender (eu tenho um infoprotudo nessas duas últimas!), etc. Nesse tipo de infoproduto, o principal objetivo é ensinar algo que possa ajudar alguém.

Já antecipo - pois nosso blog fala de renda :) - Estas informações podem ser comercializadas e gera uma boa renda ativa/extra/passiva para quem tem interesse em vendê-las via internet. 

Essa não é uma modalidade nova de conteúdo e de indústria/comércio. Mas com o advento da Internet, as possibilidades agora são mundiais e totalmente automatizadas.
A comercialização de produtos de informação digital é um dos setores mais produtivos da atualidade no empreendedorismo online. Eu conversei com um dos donos da plataforma HOTMART, João Pedro Resende (veja vídeo de entrevista).




Quais os tipos de Infoprodutos


Praticamente (se não totalmente) qualquer assunto que nossa imaginação permite gera um produto de informação digital: educação financeira, aprendizagem de disciplinas tradicionais. Serve para músicos, professores, artistas divulgarem seus produtos ou comercializarem seus conhecimentos. 

Cursos, livros ou áudios sobre esportes, hobbies, animais e plantas, casa e construção, apps e informática, casamento, desenvolvimento pessoal, etc. Isto significa que se você tem algum conhecimento para compartilhar, você está pronto para ser um infoprofessor, ou um provedor de soluções de informática.

Os formatos mais comuns são e-books, áudio-books, vídeo-aulas, sites para membros exclusivos, podcasts, kits multimídias, softwares dos mais variados tipos (templates para blogs, organizadores de tempo, etc). 

Um professor monta um canal de Youtube para armazenar suas aulas de Matemática. Então, cria uma série de vídeo-aulas em um ambiente virtual exclusivo, para atender alunos que presencialmente não ele teria condições de atender. 

Um web designer cria um curso sobre como instalar seu template desenvolvido para para bloggers do tipo wordpress ou joomla. Cria além disso tutoriais para auxiliar seus clientes. Comercializa tudo isso num pacote só.

Um escritor cria um livro e, ao invés, de tentar uma editora tradicional. Lança um site, hospeda seu livro numa plataforma como a Amazon, hotmart, eduzz, etc. Ele se divulga em redes sociais. Pronto. É um infoprodutor.

Os produtores e divulgadores de tais produtos poder ganhar dinheiro vendendo seus conhecimentos. Não, isso não é pecado! Não, isso não é pirâmide ou golpe! Existe grandes empresas fazendo isso agora: universidades, start ups, empreendedores individuais, etc.


Vantagens de se tornar um Infoprodutor - Empreendedor

Inúmeras vantagens são um atrativo para esse tipo de atividade empreendedora para este novo milênio.


Redução de Custos

Desta forma ela consegue reduzir seus custos, expandir sua carteira de clientes e proporcionar uma experiência muito próxima da experiência presencial. Esta estratégia pode ser adaptada para qualquer segmento.

Automatização da Vendas

Grande parte destes infoprodutos estão disponíveis para venda através de plataformas de afiliados (para entender o que é recomendo o artigo sobre Demolição Digital) que possibilitam que qualquer pessoa possa promovê-los ganhando uma comissão para cada venda realizada.

Os infoprodutos conseguem atingir um número virtualmente ilimitado de pessoas (potenciais clientes) se colocados em oferta da forma correta com a distribuição adequada. Pois não depende do número de itens que você tem. Vai depender exclusivamente do número de pessoas interessadas na sua solução.

Armazenamento e distribuição via Nuvem

Não requer nenhum espaço físico para armazenamento, nenhum armazém para estocar o material, nenhuma taxa para entrega pelos correios. Com o advento da Nuvem (toda a infraestrutura da internet com seus servidores, fibras óticas, roteadores tudo automatizado). 

É como se a internet trabalhasse por você. 24 horas por dia. Qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo a qualquer hora pode acessar e comprar seu produto de informação.

Por isso eu penso que é uma oportunidade interessante de geração de renda passiva pois mesmo quando você não está presente em seu site, página de rede social ou canal de vídeos, as pessoas estão buscando e comprando produtos que resolvam seus problemas pessoais ou profissionais.


Pagamento e desburocratizado e on-line

Você disponibiliza seus produtos em plataformas de intermediação como a Hotmart e a Eduzz. Elas podem enviar um arquivo via e-mail e não precisa de uma caixa pelos correios, e ainda pode vender o mesmo produto quantas vezes quiser e só entregá-lo após receber o pagamento. Tudo no modo automático.


Ter outras pessoas vendendo para você - afiliados

Pessoas que não produzem o próprio conteúdo, podem promover os infoprodutos de outros se cadastrando nestas plataformas de vendas de infoprodutos.

São como vendedores de carros nas concessionárias. Não produziram os automóveis, mas vão ajudar as empresas como Volksvagen, Fiat, Renault a venderem seus produtos ganhando uma comissão por isso.

Um afiliado de infoproduto trabalha na divulgação dos produtos digitais dos mais variados nichos de mercado e, por isso, recebe comissões percentuais quando a compra parte do link que ele divulga (para aprender sobre isso, recomendo o melhor curso que conheço).

Quem pode ser um infoprodutor?

Praticamente qualquer pessoa. Suponhamos que você tenha um conhecimento específico sobre emagrecimento, motivação pessoal, construção de sites, aprendizagem em chinês. Pode ser qualquer área ou assunto.

Bem, você pode perfeitamente desenvolver um livro online em pdf (ebook) ou uma apostila que transmita esses conhecimentos a outras pessoas e comercializar via internet.

Comece pensando em um assunto que você realmente domine, a ponto de sentir-se seguro para ensinar sobre ele. Verifique se existem pessoas interessadas nesse assunto além de você: não adianta pensar em ensinar como piscar os olhos rapidamente... 


Primeiros passos: Como fazer um infoproduto



1º Passo: a ideia

Pense em algo que solucione problemas de um grupo de pessoas (nicho de mercado). Crie um produto de informação em um formato que você consiga fazer (ebook, áudiobook, vídeo-aulas, softwares, templates de sites, etc) sobre este assunto pode render a você um bom retorno financeiro.

O mais interessante é que você se busque se posicionar em assuntos que domina e, também, tenha acesso a outros possíveis interessados. É muito importante, diria fundamental que você tenha certeza de que sua solução pode realmente ajudar as pessoas a resolverem seus problemas. 


2º Passo: estude o mercado

Para saber se tem gente interessada você pode visitar fóruns, anunciar via redes sociais ou via google. Converse com amigos ou pessoas que talvez tenham interesse naquilo que você pensou. Estude seus potenciais concorrentes, veja o que bom ou ruim eles fizeram (se possível até adquira esses produtos e estude-os). Tente entender o tamanho do mercado, quantos fazem busca mensalmente sobre esse assunto. Qual a urgência dessas pessoas em aprender o que você oferece.

Os infoprodutos que mais fazem sucesso nesse mercado digital são aqueles os que ensinam soluções para necessidades mais urgentes: ganhar dinheiro, emagrecer com saúde, desenvolvimento pessoal e de carreira.


3º Passo: Empacote seu infoproduto

Pense na forma que você vai vender seu produto ou serviço. Um guia passo a passo a andar de bicicleta em um ebook e/ou vídeo aulas; Uma coleção de aulas com gravação da tela do computador para utilizar um software; Um software que ajude as pessoas a personalizar seus blogs para uma plataforma como o WordPress ou Blogger. 

Atualmente o formato que mais tem valor agregado são as vídeo-aulas. Existem soluções de hospedagem de seus cursos em sites como o Coursera, Udemy ou instalações de plugins em wordpress ou joomla que personalizam sua "área de membros", como a Superplataforma, Supermembros


4º Passo: Comercialize e encontre parceiros de vendas

Cadastre seu infoproduto em plataforma com a Hotmart ou Eduzz. Se for no mercado de língua inglesa, o Clickbank é um dos mais famosos. Existem soluções para plataformas própria, mas incialmente não é bom pensar nelas.

Imagine que você ofereça um produto de informação no valor de R$ 100,00. Se você fizer uma venda por dia, ganhará em média R$ 3.000,00 por mês. Nada mal!

Ok. Ok. Não será da noite pro dia. Mas isto é possível. Eu garanto pois vejo isso todo dia.

Se vender 2 produtos por dia, você ganha R$ 6.000,00 por mês. Agora lembre-se mais uma vez que na internet existem bilhões de usuários. Dentre esses usuários existe um nicho especial aguardando você. Se você tiver um infoproduto de qualidade "matador de problemas", é certo que irá vender se divulgado nos canais apropriados da maneira correta (existem infoprodutos ensinando isso também!)

Tudo isso pode aumentar drasticamente se você contar com a figura do Afiliado de infoprodutos. Alguém que vai ofertar por você em troca de uma comissão nas vendas. Essa comissão será estabelecida de acordo com você, infoprodutor. pode variar de 1% a 99%.




5º Passo: Divulgação de seu infoproduto


Está na hora de vender. É importante criar canais de divulgação como sites/blogs, uma comunicação via e-mail, apresentar-se e se relacionar com as pessoas (sem ser chato, por favor) pelas redes sociais. 

Comece aos poucos, crie um site de vendas com as principais informações sobre o seu produto; Mostre benefícios; Diferenciais dos concorrentes; Depoimentos de clientes, quando tiver; Garantias de satisfação ou devolução do dinheiro ISSO MESMO. Credibilidade e Honestidade vai garantir seu empreendimento por um longo período. 

Ofereça amostras grátis ou partes do conteúdo dos cursos. Amplie seu cadastro de clientes em potencial com campanhas ou oferecendo algum conteúdo especial (um pequeno ebook, uma palestra, um mini-curso).

Invista na geração de tráfego de pessoas para lerem sua página de vendas. A página que oferece seu produto ou serviço à venda. 
Você também pode convidar parceiros em blogs e sites a venderem seu produto, recebendo uma parte do valor da venda (afiliação).



Vamos Rever: escolha um nicho para seu produto, crie produtos atraentes resolvedores de problemas, aprenda a gerar tráfego para sua oferta, promova seus produtos e gere parcerias estratégicas com afiliados para maximizar suas vendas.

 Quero aprender ainda mais sobre infoprodutos?

Nos próximos artigos vamos nos aprofundar em cada uma das etapas discutidas acima. Se você gostou desse artigo compartilhe com os amigos, assine nosso e-mail. E claro, se tiver alguma dúvida, participe nos comentários que nós lhe responderemos.

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