Viver de Renda Passiva é a chave para a Liberdade Financeira

Comentários

Se você não for rico, ou não é herdeiro de uma grande soma de dinheiro, será preciso planejar para viabilizar a vida que você deseja no futuro: A vida dos seus sonhos, a que todos pediram a Deus. Essa que você imagina que vai te deixar tranquilo. Descubra porque  a Renda passiva é a chave para a liberdade financeira




Coaching Educação Financeira - Viver de Renda Passiva

Quando nascemos, o sistema que nos aprisiona nas classes mais baixas. O sistema nos coloca na corrida dos ratos que é simplesmente crescer, reproduzir e no final morrer sem aproveitar o que tem de melhor na vida. Sem realmente se tornar rico de verdade.



A libertação desta corrida dos ratos é conscientizar-se e pensar em investir seu dinheiro para gerar ativos que lhe possibilitem se aposentar bem antes da idade normal. Estes ativos vão lhe trazer a independência financeira através da renda passiva.

Se, por exemplo, você se dedicar a comprar imóveis, pode viver do valor dos aluguéis; Se investir previdência privada, pode ficar mais tranquilo; Se investir na bolsa de valores, pode receber os dividendos das ações, ou optou por colocar os recursos em fundos de renda fixa; Se sabe reconhecer uma bela obra de arte, e percebe o momento certo de revendê-la, pode obter lucros. E Essas são apenas algumas das possibilidades.



Obs.: No final tenho um indicação para se aprofundar no tema



O que é a renda passiva?


A renda passiva é o dinheiro que você ganha sem gastar um tempo significativo. É quando o dinheiro trabalha para você e não ao contrário. É a criação de um sistema que vai continuar a funcionar depois que você parar de gastar seu tempo nele ou, pelo menos, diminuir sua necessidade de atenção.



Coaching Educação Financeira - Viver de Renda Passiva


Renda passiva não significa o pagamento de uma determinada quantia de dinheiro apenas uma única vez, como uma herança ou a venda de um ativo como imóveis ou ações. Embora isso lhe dê dinheiro para aplicar e gerar renda...

Viver de Renda passiva é ter uma fonte de renda frequente!




Salário maior não é o que realmente conta na geração de renda passiva

Desenvolver a carreira em busca de melhores salários é importante, mas não é preciso amarrar a mudança de nossa condição de existência (padrão de vida, decisões econômicas, de consumo etc.) a um fator externo e nem sempre sujeito a interferência pessoal. 

Qualifique-se, trabalhe mais e melhor, mas não há garantia alguma de que o soldo mensal subirá em decorrência disso. Muitos que recebem mais 20 salários mínimos por mês não são organizados e nem geram ativos que garantam a renda passiva.


Investir energia na construção de patrimônio é o mais importante. E não me refiro só a maior carro, maior casa e mais eletroeletrônicos em casa. Isto são passivos (aquilo que consome o seu dinheiro). É importante conquistar esses benefícios, mas é preciso gerar ativos em renda passiva para sustentar seu padrão de vida.


Poupe e invista parte de sua renda principal em ativos geradores de mais renda só fará crescer seu patrimônio líquido. Essa é diferença entre seus bens que geram renda passiva e o que você gasta com seus bens em geral.



Coaching Educação Financeira - Viver de Renda Passiva


“As pessoas muito ricas fazem com que seu dinheiro trabalhe para elas. A classe média trabalha muito para ganhar dinheiro” (Keith Cameron Smith).


Trabalhar muito não produz o resultado de viver de Renda Passiva


A maioria das pessoas pensa que ganhar dinheiro trabalhando muito é a melhor maneira de gerar renda passiva.  A troca do seu tempo numa determinada quantidade de trabalho só te leva a ser um empregado ou um autônomo. Por isso é que, normalmente esses trabalhadores ganham o seu "valor por hora". No entanto, a troca por uma certa quantidade de trabalho não é, necessariamente, um requisito na equação "gerar rendimentos." 


A verdadeira renda passiva será gerada sem nenhum (ou pouco) esforço adicional da nossa parte. Na verdade, algum esforço (tempo e dinheiro) será colocado inicialmente mas a renda passiva pode e deve durar anos após você diminuir suas horas obrigatórias de trabalho.

Exemplos de Viver de Renda Passiva


Investimentos em Produtos Financeiros: poupança, Ações na bolsa de valores, etc, geram a renda passiva com o milagre dos juros compostos. Esta é uma das melhores alternativas para quem tem algum dinheiro e disciplina para gerar um futuro de liberdade Financeira.


Aluguel: caso você possua uma casa ou apartamento e alguém paga para utilizar seu imóvel (é o que chamamos de aluguel). Independente de sua atividade profissional ou de sua localização geográfica, aquela renda irá acontecer.


Empréstimos: você pode ser o vizinho que empresta seu dinheiro a juros simples ou compostos, você pode emprestar para empresas ou o próprio governo (estas também são algumas formas de investimento financeiro)



Aposentadoria: é isso mesmo! A aposentadoria que é o afastamento remunerado de um trabalhador após cumprir com uma série de requisitos estabelecidos em cada país (geralmente tempo de contribuição e/ou idade), a fim de ele possa gozar dos benefícios de uma previdência social e/ou privada. 


Pense no Longo prazo para ter e viver de Renda Passiva



É preciso levar em conta investimentos como imóveis, títulos de renda fixa, ações e fundos de ações. As alternativas que apresentam maior risco são coleções de arte, quadros, ouro. Busque gerenciar seus investimentos em renda fixa, títulos do tesouro ou poupança no início. Depois quando dominar melhor os produtos financeiros e tiver uma quantia acima de R$ 100.000,00, poderá adquirir melhores investimentos, com maior retorno e menor riscos.


Escrevi um livro que aprofunda e ensina sobre esse tema: Ver na loja amazon.com.br (clique no link)


Livro Viver de Renda Passiva