Tenha a Certeza da Persistência para alcançar suas Metas Financeiras e Ficar Rico

Comentários
Desde que comecei a minha guinada rumo ao enriquecimento, li ao longo da minha vida muita coisa sobre finanças. Isso me gerou muito conhecimento. Mas só o conhecimento teórico não basta. É preciso fazer

Existe uma grande distância entre o conhecer e fazer. Com o tempo, consegui entender meus hábitos financeiros e percebi que a realidade está sempre mudando e tive que ir me adaptando às mudanças. Já fiz muito dinheiro, tive severos obstáculos, mas persistir.

Uma vantagem da persistência é que mesmo que se canse e pare, ou quando você perde a disciplina e para de fazer o que precisa para atingir sua meta, é que ela te mantem com o olho na disciplina, na permanência da corrida. A sua consistência e continuidade são mais importantes que a força e a intensidade.


Meu amigo Fred Graef me ensinou que funciona mais  ou menos como um gráfico do mercado de ações, por exemplo, do IBOVESPA. Quem já analisou um gráfico do IBOVESPA dos últimos 20 anos sabe que no longo prazo a tendência do mercado é subir. Quem olha o gráfico, sabe que os preços sobem, caem, mas ao longo do tempo, continuam subindo. 




Às vezes uma queda brusca acontece (como a que aconteceu com a crise americana do subprime), mas os preços voltam para tendência primária histórica de crescimento.


Grafico mostrando crescimento ibovespa e ficar rico



O importante é que você relaxe e saiba que vai voltar.

O Fred me disse que a corrida em direção aos nossos objetivos é a mesma coisa. Às vezes podemos sentar à beira do caminho, esmorecer um pouco e sair da disciplina. Tudo bem, somos humanos e isso acontece. O importante é  você ter essa imagem de crescimento na cabeça, que você se aproxima de seus objetivos, às vezes dá uma voltada, e depois continua na busca deles.

Não se culpe por derrapar na corrida da vida, sair um pouco do planejado ou dar uma parada maior do que o previsto. O poder está com você para retornar à pista e voltar a focar na disciplina. Você sabe que o atingimento de um objetivo pode não ser uma reta, que ele pode subir, recuar um pouco, reunir forças e voltar para a subida.

Eu aprendi essas e outras lições conversando com o Fred através destas aulas (link de divulgação)