Lojas de Varejo são empresas fianceiras que vendem dinheiro
Pernambucanas, Ponto Frio, Casas Bahia, Renner, Riachuelo entre outras são empresas financeiras que se especializar em emprestar dinheiro e não em vender a varejo para os clientes.
Lojas tradicionais de mercados varejistas de vestuário e produtos eletrônicos no país adotam a estratégia de financiar (emprestar) as compras a prazo do consumidor por meio de cartões próprios, carnês e boletos..- Em 2012, a divisão de serviços financeiros da Renner faturou cerca de 150 milhões de reais.
- Pernambucanas lucra mais com financeira do que no varejo
E essa estratégia é a mina de ouro dessas empresas para lucrarem cada vez mais em cima dos juros praticados ao realizarem o empréstimo a seus clientes.
E o que é VAREJO?
O negócio de Varejo ou Retalho é a venda direta de produtos ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades ao comprador final, ao contrário do que acontece na venda por atacado.
Com a ascensão das classes de menor renda com sua pouca educação financeira para lidar com dinheiro essas lojas se dedicaram a cadastrar os clientes que compravam a prazo nas suas redes de lojas.
O carnê e o cartão de crédito é uma maravilha, assim o cliente volta na loja para pagar e o caixa é geralmente bem posicionado lá no fundo... Onde cliente tem de percorrer toda a loja e acaba comprando sempre mais alguma coisinha...
Assim essas lojas varejistas assumem um duplo papel: emprestar dinheiro para poder vender!
As concessões de crédito (emprestar dinheiro) das empresas varejistas carnês de pagamento e cartão de crédito e, são crescentes fontes de renda dessas empresas.
Quando você financia a compra de roupas, eletrodomésticos e eletrônicos você está realizando um empréstimos para poder consumir imediatamente aquele produto. É a tática que elas desenvolveram para ficar com seu dinheiro duplamente: com a venda do produto e com os juros praticados.
A lição sobre Educação Financeira que fica:
O grande perdedor é o consumidor. É que o custo para o próprio varejista buscar crédito no mercado para repassar aos clientes é maior que o dos bancos. Isso significa juros maiores para quem financia.
Se você deseja conquistar sua liberdade financeira e viver de renda passiva, pense bem antes de financiar suas compras em lojas varejistas.
Comentários
Postar um comentário