O Que é a Renda Passiva

Comentários

Se você quer saber o que é renda passiva, então leia esse texto até o fim.

Se você acha que renda passiva é algo estranho e complicado: Calma. 

É simplesmente trabalhar em investimentos inteligentes hoje para ter um fluxo de caixa contínuo amanhã. É aprender a ter um sofrimento passageiro para receber um prazer duradouro.

A renda passiva é o dinheiro que você ganha sem gastar um tempo significativo para  você deixar de fazer o que realmente gosta: viver bem. É a geração de renda sem o seu tempo ativamente trabalhando.

O benefício de renda passiva é de fato que, após o esforço inicial, você terá que investir um pouco de tempo ocasionalmente (nem tudo são flores e praia...). Isso significa que você pode tentar várias operações que te gerem renda passiva. Alguns deles podem trazer-lhe um grande sucesso e lhe fornecer todas as condições de atingir a liberdade financeira.

Algumas pessoas até têm sucesso com várias formas de renda passiva, e conseguiram gerar uma certa quantia de dinheiro. Vale à pena você gastar um tempo para encontrar várias formas de renda passiva e tente fazer todas começarem a funcionar para você.


Exemplos de Renda Passiva:

  1. Comprar e alugar um imóvel
  2. Criar um conteúdo num site ou blog e vender anúncios  ou produtos
  3.  Escrever e vender um livro (online ou offline)
  4. Dividendos e ganhos de capital em ações na bolsa de valores
  5. Royalties & patentes, invenções, músicas, fotos
  6. Criar uma empresa e empregar um gerente (Bill Gates!)
Vamos falar dessa última maneira de criar renda passiva.

Crie uma empresa rentável que você pode pagar outras pessoas para executá-lo; você fica com o lucro gerado pela empresa. Muitos empreendedores de sucesso dimensionam o seu negócio e contratam pessoas para executá-lo e gerenciá-lo e, assim, podem desfrutar do lucro advindo da empresa sem ter que fazer muito.


Com a renda passiva você cria um sistema automático que continua a funcionar mesmo depois que você para de gastar seu tempo nele ou diminui enormemente.


Emprego x Renda Passiva

Qual seria o melhor foco: Salário maior ou geração de renda passiva?

A concepção de que o dinheiro ganho com o trabalho pode sempre ser maior aumenta a crença de que não somos nós os culpados pela prisão financeira em que nos encontramos.

É importante desenvolver a carreira e obter salários melhores, mas não se pode amarrar a mudança de nossa condição de vida (padrão de consumo, decisões econômicas etc.) ao outro (patrão ou empresa).

A relação sempre terá um teto máximo. Você sempre ganhará bem menos que quer e bem mais que a empresa deseja.

Ao invés de só lutar arduamente por salários maiores, por que não também investir em renda passiva e na construção de patrimônio financeiro cada vez maior?

Quais itens do seu patrimônio total geram renda e contribuem positivamente com o seu fluxo de caixa mensal? Ou seja, quais os ativos em sua vida?

Agora imagine, independente de você ir trabalhar ou não, que você tivesse vários milhares de reais entrando todo mês na sua conta bancária, mais do que o necessário para cobrir todas as suas despesas diárias.

E pra começar.... Encontre formas de renda passiva que se encaixem com seu estilo de vida

O que não é renda passiva


Embora eu tenha dito o que é renda passiva, é melhor explicar com exemplos o que não é renda passiva.

-Renda extra: a renda que provém de um trabalho de fim de semana ou no contra turno do seu trabalho principal. Poderá ser considerado como se o tempo gasto nele seja de manutenção quando a renda for grande o suficiente para contratar alguém para trabalhar nele.

-Aumento Salarial: receber um aumento ainda requerer o seu tempo para ganhar esse dinheiro.

- Aposentadoria: pode ser considerada renda passiva, mas você sabe que se depender só dela, não viverá com qualidade de vida suficiente na sua melhor idade.

A renda passiva é a montagem de um fluxo de caixa que vai continuar se você parar de trabalhar.


Gerar renda passiva para ganhar dinheiro


Em termos gerais, há duas maneiras para criar uma renda passiva.


Investir Dinheiro: 


A primeira maneira e talvez o mais popular de gerar uma renda passiva é investir dinheiro em fundos de índices.

O único problema com este meio de geração de renda passiva é que é preciso dinheiro para ganhar dinheiro.

Se você quiser um grande rendimento que não requer trabalho, você tem que ter dinheiro para investir em primeiro lugar. A maioria vai investir durante anos. Elas podem contribuir para fundos de aposentadoria tradicionais mas vão enviar qualquer dinheiro extra para esses fundos que irão gerar renda passiva.


Empreender e abrir um bom negócio


A outra maneira que vejo para gerar renda passiva é criar um negócio e ganhar um lucro o suficiente para poder contratar pessoal e ainda manter um lucro para si mesmo. Você pode gastar seu tempo livre criando novas empresas que vão dar um lucro enquanto seu negócio é mantido em execução. Isso beneficia não só você, mas beneficia outros na forma de emprego.


Como criar renda passiva hoje

Comece pequeno. Pense Grande.

Sigo as 2 opções anteriores.

Não é fácil mas com determinação e esforço suficientes, é possível.

Inspire-se e Pesquise de Mercado buscando oportunidades.

Compreender a definição de renda passiva como a criação de um sistema que vai gerar renda sem trabalho (ou com pouco) irá ajudá-lo a construir sua renda passiva.

Muitas vezes a renda passiva só é possível usando o dinheiro que você já tem, mas é possível criá-lo com custos iniciais muito pequenos.

Inspire-se e vá buscar sua Liberdade Financeira e Viver de Renda Passiva.