Pular para o conteúdo principal

Educação Financeira na Escola Sim

O Brasil, em particular, tem passado por grandes transformações na área econômica e social. Nos últimos 30 anos, tivemos um período de hiperinflação, saímos e conquistamos a estabilidade da moeda com o Plano Real, vivenciamos a ampliação do consumo para as classes C e D acompanhada por um aumento de acesso ao crédito financeiro.

Mas os brasileiros apresentam um nível crescente de endividamento, e a situação parece ser ainda mais complexa quando falamos dos jovens e idosos. Por falta de uma preparação maior a solução encontrada pode ser recorrer a empréstimos pessoais, utilização do limite do cheque especial ou o pagamento mínimo do valor cartão de crédito. Tudo isso gera mais complicações ainda.

Um grande autor best-seller Robert Kyiosaki faz uma dura crítica às escolas (norte americanas, mas serve em parte para o Brasil) quando diz que não aprendemos educação financeira nas escolas. Ele está certíssimo.

Ou pelo menos estava. A realidade começa a mudar ainda que devagar. Esse colégio, por exemplo, já ensina crianças pequenas a economizar.


Ou como vemos nesta reportagem que Projeto de Educação Financeira na Escola da Oficina das Finanças está levando de forma simples e didática educação financeira para o ensino fundamental com muita criatividade. Com a engenhoca é possível entender o fluxo de dinheiro na vida de uma pessoa e pensar sobre conceitos necessários para qualidade de vida.


Mas é preciso entender que a escola não poderá substituir o papel que deve ser desempenhado por outros setores de nossa sociedade ou mesmo pela própria família das crianças e jovens. 

Também por experiência e pesquisa sei que a Educação Financeira ainda não atingiu o sistema de ensino de forma generalizada. São ainda raras as escolas que abordam temas associados à Educação Financeira de maneira organizada e programada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Criar um Mastermind (A Mente Mestra) para ter Sucesso e Enriquecer

Aprenda Como criar e liderar um grupo de Mastermind para Gerar Riqueza em sua Vida Eu não conheço ninguém que tenha se tornado extraordinariamente bem-sucedido que não tenha utilizado o princípio do grupo idealizador Mastermind . Se você é um pequeno empresário, um buscador de crescimento pessoal, um consultor, um trabalhador free-lance, um corretor imobiliário, um artista ou um funcionário da empresa, você pode se beneficiar de fazer parte de um grupo Mastermind . O que é um Grupo de Mastermind? Há sinergia de energia, compromisso e entusiasmo que os participantes trazem para um grupo idealizador. A beleza de Grupos Mastermind é que os participantes elevar a fasquia, desafiando uns aos outros para criar e implementar objetivos, debater idéias, e apoiar uns aos outros com total honestidade, respeito e compaixão. Mastermind participantes agem como catalisadores para o crescimento, advogados do diabo e colegas de apoio. O conceito do Grupo Mastermind foi formalmente in

Os 3 tipos de Renda para Enriquecer

A prosperidade e a riqueza se deve a 3 tipos de renda que não é nenhum segredo, mas é realizar investimentos que irão acumular e gerar um bom patrimônio Renda Principal: É a renda que tem origem no seu principal trabalho. Quando alguém te pergunta: O que você faz? E você responde: Eu trabalho ... [Essa é sua atividade principal] Sua atividade de maior relevância é normalmente sua profissão, sua formação técnica, acadêmica ou da própria vida mesmo. É aquela que define sua carreira profissional. O ideal é que seu renda principal lhe permita pagar todas suas despesas. Esta renda deve lhe assegurar financeiramente para o dia a dia. Se isso ainda não acontece, procure aumentar sua renda e diminuir despesas. Fique equilibrado financeiramente e você poderá se dedicar a gerar os outros tipos de renda. Renda Extra: É aquela proveniente de outra atividade que não seja o exercício de sua profissão, embora você possa incrementar sua carreira objetivando aumentar sua ren

Resumo do Livro Ultralearning: Acelere sua carreira, domine habilidades difíceis e vença a concorrência

  Os 9 princípios dos Ultra aprendedores de Scott Young Como você se sente quando vê histórias de pessoas que aprenderam o básico de um idioma em um mês, que se formaram na metade do tempo ou que conseguiram decorar uma quantidade impressionante de informações?  Você se sente diminuído por não ter essa capacidade?  Sente inveja desses cérebros geniais?  Sente que isso é impossível e deve haver algum truque por trás dessas histórias? Saiba que você é capaz de ter conquistas parecidas. Você é capaz de aprender de modo acelerado e de usar o seu cérebro de um jeito muito mais eficiente, mesmo que acredite que não nasceu com a inteligência necessária.  Tudo o que você tem que fazer é seguir alguns princípios que essas pessoas também seguiram.  Se você aprender a aprender como elas, você vai dar um salto impressionante na sua forma  Veremos nove princípios de aprendizado acelerado descritos detalhadamente no livro "Ultralearning: Acelere sua carreira, domine habilidades difíceis e vença