Pular para o conteúdo principal

Descubra o seu Perfil do Investidor

Existem diversos tipos de investidores no mercado financeiro: Conservador, Moderado, Arrojado e Agressivo. Qual o seu perfil de Investidor?


perfil do investidor de dinheiro

Considere os seguintes fatos sobre por que e como você aplica seu dinheiro


  • Se você deseja fazer crescer substancialmente seu patrimônio ou crescer e ao mesmo tempo manter uma renda passiva razoável OU se em prazos curtos ou moderados você pretende melhorar completamente seu padrão de vida; 
  • Ao obter sua renda passiva através de seus investimentos financeiros você pretende reaplicá-la integralmente por mais de 10 anos OU seu principal objetivo financeiro é conservar seu patrimônio e aumentá-lo ao longo de 20 anos;
  • Se você receber uma herança repentina vai aplicá-la integralmente num produto financeiro de renda elevada e com risco proporcionalmente alto OU caso perdesse 50% do seu patrimônio financeiro, você desistiria de arriscar;
  • Prefere ganho certo e mais seguro que possibilidade altas de renda, mas com riscos elevados;
  • Se você quer investir em títulos de ricos mais baixos como Títulos Públicos ou de Renda Fixa, pois vai aplicar num curto prazo e não tem condições de arriscar grandes perdas em Renda Variável OU você suporta perdas grandes de capital para buscar maximação de lucro com alto riscos.


Bem, essas são algumas questões a se levar em conta para determinar para você qual é o melhor investimento de acordo com seu Perfil de Investidor.

Quando você considera ...     Pergunte a si mesmo ... 

  1. Duração...  Quanto tempo você quer investir para? 
  2. Retorno...  Quer renda ou crescimento? 
  3. Liquidez...  Você precisa chegar ao seu dinheiro facilmente? 
  4. Risco...      O equilíbrio entre risco e retorno é bom para você?

TOLERÂNCIA AO RISCO FINANCEIRO

Risco e retorno é o dilema de todo investidor. O investimento perfeito teria muito retorno e nenhum risco, o que não existe.

Suponha que após investir em ações você perde mais de 20%: é possível que no futuro também ocorram altas de mais de 30%, que você perderá se tirar seu dinheiro agora. Se determinou que o investimento era de longo prazo, deixe ele lá a menos que estude com atenção e mesmo assim ache melhor tirá-lo.

Investidores mais conservadores terão a maior parte
do capital investido em renda fixa

Considere sua tolerância ao risco. Existem pessoas que estão dispostas a tomar maiores riscos do que outras e portanto, tendem a aguentar melhor as flutuações do mercado. Nunca tome decisões por impulso.

Podem ser pessoas mais jovens ou gestores de aplicações. Considere o seguinte: Quanto mais curto o prazo de retorno desejado, mais conservador você deve ser.

Retornos mais elevados só estão disponíveis com maior risco de perda. Os riscos podem se originar de duas maneiras:


Volatilidade: A possibilidade de que o valor do seu investimento vai para cima e para baixo.
Performance: A possibilidade de que o investimento pode falhar e você perder todo ou parte de seu dinheiro - ou o investimento dá um retorno menor do que o esperado ou necessário.



ESTILO DE VIDA OU PADRÃO DE CONSUMO


Seu Estilo de Vida muda ao longo da vida.  Logo sua vida financeira muda ao longo dela. (Veja suas fases de acordo com a constituição da família). Existem momentos de Acumular patrimônio e de Manter e, até, de gastá-lo como bem entender.

Tudo vai depender da sua fase financeira de vida. Se você está investindo pensando mais na aposentadoria ou objetivos de longo prazo e tem menos de 30 anos, você tem bastante tempo para suportar e compensar perdas financeiras que possivelmente sofrerá ao longo do caminho.

Agora se você está com mais de 45 anos e já pensa em se aposentar, seus objetivos devem estar voltados para manter seu patrimônio e o proteger ou aumentar moderadamente o dinheiro que você acumulou ou que acumular, pois assim você poderá diminuir os riscos de perda financeira.

O principal fator para determinar quais os melhores investimentos para você é a sua capacidade de assumir riscos de acordo com idade e objetivos.


SEU PERFIL DE INVESTIDOR


Você terá perfis de investidores diferentes para combinar com cada objetivo financeiro e os melhores investimentos para você serão diferentes em cada caso.

Perfil Conservador


Prefere a segurança a não ter surpresas desagradáveis com seu dinheiro, mesmo que elas sejam temporárias. Por conta disso diminua os investimentos em coisas mais arriscadas como renda variável.

Os altos e baixos podem afetar muito suas emoções e decisões de investimento e fazê-lo desisitir de bons produtos financeiros.

Segurança é importante e é obtida com muito estudo e experiência ao aplicar, porém em excesso pode fazer com que você perca boas oportunidades de investir bem o seu dinheiro no longo prazo. Essa perda é chamada de Custo de Oportunidade.

Não tenha tanto medo de conhecer investimentos diferentes, estude e vá ganhando segurança aos poucos.

Perfil Moderado

Busca investimentos que ofereçam mais retorno do que título públicos e renda fixa. Também quer participar da rentabilidade da Renda Variável. Para esse investidor a segurança é importante, mas também quer retornos acima da média. Um risco médio é aceitável.

É importante evitar os que podem ter muitas variações de valor como ações de empresas menores ou que iniciaram no mercado da bolsa de valores, ou fundos de investimento muito agressivos.

Perfil Arrojado ou Agressivo:


Ter sangue frio e lidar bem com riscos é fundamental. Peter Lynch, um dos maiores investidores de todos os tempos, disse que “O órgão-chave para investir é o estômago, e não o cérebro“. Em outras palavras, você precisa saber quanta volatilidade você pode suportar em seus investimentos. Se você aguenta perder 20%, 30% ou mais de 50% de seus investimentos da noite para o dia.

Procure investir seu dinheiro de longo prazo em investimentos com maior potencial de retorno, deixando pelo menos 25% do seu patrimônio em investimentos seguros.


O que + considerar no seu Perfil?

Além de como você lida com as perdas e como você lida com o risco, é importante considerar também outros fatores na hora de encontrar seu perfil de investidor:

Duração do Investimento

Por quanto tempo você pretende deixar seu dinheiro investido: Curtíssimo prazo (menos de 1 ano); Curto prazo (até 3 anos);  Médio prazo (de 4 a 9 anos); Longo prazo (acima de 10 anos).

Dinheiro para viajar no final do ano deve ser investido em produtos financeiros de baixo risco, evitando que a volatilidade do alto risco acabe com seus planos de conhecer Buenos Aires!

Se deseja comprar um carro à vista ou se aposentar tranquilamente, pode investir assumindo mais riscos pensando sempre num maior retorno de longo prazo.

Dinheiro que você economiza para colocar para comprar uma casa em cinco anos é um exemplo de um investimento a médio prazo.

É comum ter diferentes investimentos com diferentes durações ou prazos de resgate do investido.

Quanto menor a duração, mais conservador deverá ser seu perfil de investidor.

Retorno Financeiro Desejado - Renda Atual ou Crescimento do Patrimônio?

Seu objetivo com esses investimentos é fazer o seu patrimônio crescer ainda mais, reinvestindo os ganhos, ou você precisa de uma renda para ajudar no seu custo de vida?
Você quer reinvesti-lo com a quantia original e fazer crescer o seu montante tanto quanto possível?

Em geral pessoas mais jovens que ainda estão acumulando patrimônio desejam fazer o dinheiro crescer, reinvestindo todos os ganhos de seus investimentos. Por outro lado, pessoas mais velhas já não precisam juntar tanto dinheiro para o futuro e podem usufruir da renda gerada pelos investimentos.

Investir em ações é uma opção para investidores que desejam crescer o patrimônio no longo prazo e com perfil mais arrojado, porém para que deseja renda, é melhor escolher investimentos que são bons pagadores de dividendos como fundos imobiliários e investimentos com perfil mais conservador.

Liquidez

Com que urgência você poderá precisar daquele dinheiro?
Imagine que você tenha que arcar com custos de hospital por causa de algum acidente na família, viagens inesperadas, etc, você terá um dinheiro com fácil acesso para isso?

Liquidez significa o quão rápido você pode converter o seu investimento em dinheiro antes do final do seu período de investimento.

Investimentos com alta liquidez são aqueles que você pode resgatar o dinheiro logo que precisar. No entanto existem fundos de investimento que seu dinheiro fica comprometido por vários anos.

Quanto mais imediatamente você precisar de dinheiro , mais conservador deverá ser seu perfil de investimento.

PERFIL DE INVESTIDOR FINANCEIRO

PARA CONCLUIR REALIZE O TESTE DE SEU PERFIL DE INVESTIDOR FINANCEIRO:


Uol Economia -  http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/perfil-investidor/
Exame - http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/ferramentas/perfil-do-investidor.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Criar um Mastermind (A Mente Mestra) para ter Sucesso e Enriquecer

Aprenda Como criar e liderar um grupo de Mastermind para Gerar Riqueza em sua Vida Eu não conheço ninguém que tenha se tornado extraordinariamente bem-sucedido que não tenha utilizado o princípio do grupo idealizador Mastermind . Se você é um pequeno empresário, um buscador de crescimento pessoal, um consultor, um trabalhador free-lance, um corretor imobiliário, um artista ou um funcionário da empresa, você pode se beneficiar de fazer parte de um grupo Mastermind . O que é um Grupo de Mastermind? Há sinergia de energia, compromisso e entusiasmo que os participantes trazem para um grupo idealizador. A beleza de Grupos Mastermind é que os participantes elevar a fasquia, desafiando uns aos outros para criar e implementar objetivos, debater idéias, e apoiar uns aos outros com total honestidade, respeito e compaixão. Mastermind participantes agem como catalisadores para o crescimento, advogados do diabo e colegas de apoio. O conceito do Grupo Mastermind foi formalmente in

O Que é a Renda Passiva

Se você quer saber o que é renda passiva, então leia esse texto até o fim. Se você acha que renda passiva é algo estranho e complicado: Calma.  É simplesmente trabalhar em investimentos inteligentes hoje para ter um fluxo de caixa contínuo amanhã. É aprender a ter um sofrimento passageiro para receber um prazer duradouro. A renda passiva é o dinheiro que você ganha sem gastar um tempo significativo para  você deixar de fazer o que realmente gosta: viver bem . É a geração de renda sem o seu tempo ativamente trabalhando. O benefício de renda passiva é de fato que, após o esforço inicial, você terá que investir um pouco de tempo ocasionalmente (nem tudo são flores e praia...). Isso significa que você pode tentar várias operações que te gerem renda passiva. Alguns deles podem trazer-lhe um grande sucesso e lhe fornecer todas as condições de atingir a liberdade financeira. Algumas pessoas até têm sucesso com várias formas de renda passiva, e conseguiram gerar uma certa quantia d

Os 3 tipos de Renda para Enriquecer

A prosperidade e a riqueza se deve a 3 tipos de renda que não é nenhum segredo, mas é realizar investimentos que irão acumular e gerar um bom patrimônio Renda Principal: É a renda que tem origem no seu principal trabalho. Quando alguém te pergunta: O que você faz? E você responde: Eu trabalho ... [Essa é sua atividade principal] Sua atividade de maior relevância é normalmente sua profissão, sua formação técnica, acadêmica ou da própria vida mesmo. É aquela que define sua carreira profissional. O ideal é que seu renda principal lhe permita pagar todas suas despesas. Esta renda deve lhe assegurar financeiramente para o dia a dia. Se isso ainda não acontece, procure aumentar sua renda e diminuir despesas. Fique equilibrado financeiramente e você poderá se dedicar a gerar os outros tipos de renda. Renda Extra: É aquela proveniente de outra atividade que não seja o exercício de sua profissão, embora você possa incrementar sua carreira objetivando aumentar sua ren